Auriculoterapia nos transtornos da ansiedade em acadêmicos do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná: relato de casos

Autores

  • Roberta Freitas Santos
  • Laura Masson Trescher de Souza
  • Luciene Alves Clemente
  • Tiago Valiatti Barcelos
  • Jeferson de Oliveira Salvi

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v4e7201565-71

Palavras-chave:

Acupuntura auricular, Transtornos fóbicos, Escala de ansiedade manifesta

Resumo

Introdução. A ansiedade é um estado emocional, que em condições nor¬mais todas as pessoas podem manifestar. Porém, quando esses distúrbios são frequentes, tornam-se um transtorno, com o indivíduo manifestan¬do sintomas da ansiedade por um tempo prolongado. Dentre as técnicas terapêuticas que constituem as terapias integrativas e complementares, a auriculoterapia pode ser considerada a mais empregada, sendo indicada e reconhecida internacionalmente para o tratamento de diversos sinais e sintomas patológicos. Objetivo: avaliar a efetividade da auriculoterapia nos transtornos de ansiedade. Material e métodos: desenvolveu-se um estudo experimental, do tipo relato de caso, por meio da aplicação da técnica da aurículocibernética que se baseia na cartografia francesa. Os pacientes constituíram-se em discentes (n=4) do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Rondônia (Brasil), e foram acompanhados pelo período de quatro meses. Como critério de inclusão, além da autode¬claração da ansiedade, avaliou-se o nível desse estado pelo inventario de Hamilton. Os dados foram interpretados por estatística descritiva percentual simples e as médias avaliadas em pares pelo teste T-student. Resultados: comparado os períodos anterior ao tratamento e o após, registrou-se a existência de uma diferença significativa (p<0,05) refle¬tida na melhora da ansiedade como queixa principal, como também, na redução das queixas secundárias. Considerações finais: a auriculotera¬pia foi uma intervenção eficaz na redução dos sintomas da ansiedade, evidenciando a discussão de sua acessibilidade devido a sua representa¬tividade como instrumento terapêutico integrativo de baixo custo.

Biografia do Autor

  • Laura Masson Trescher de Souza
    Biomédica habilitada em Acupuntura
    pelo CEULJI/ULBRA
  • Luciene Alves Clemente
    Biomédica habilitada em Acupuntura pelo CEULJI/ULBRA
  • Tiago Valiatti Barcelos
    Acadêmico do curso de Farmácia do CEULJI/ULBRA
  • Jeferson de Oliveira Salvi
    Farmacêutico, especialista em Acupuntura, mestrando em Biologia Celular e Molecular aplicada à saúde (ULBRA). Coordenador do projeto de extensão Auriculoterapia Acadêmica e ministra as disciplinas de Acupuntura e Homeopatia no CEULJI/ULBRA.

Downloads

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Relato de caso