Panorama geral das pesquisas científicas sobre cromoterapia: uma revisão integrativa

Autores

  • Eliana Dal Bello Santos Universidade do Sul de Santa Catariana Campus Grande Florianópolis - Palhoça, SC, Brasil.
  • Francisco José Cidral-Filho Laboratório de Neurobiologia da Dor e Inflamação, Departamento de Ciências Fisiológicas, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário - Trindade, Florianópolis, SC, Brasil. Laboratório de Neurobiogia Experimental, Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus Grande Florianópolis - Palhoça, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v1e1201285-97

Palavras-chave:

Cromoterapia, Revisão integrativa, Terapias integrativas

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama geral da pesquisa sobre a Cromoterapia/ Chromotherapy, utilizando as bases de SCIELO, LILACS, EMBASE e PUBMED/MEDLINE, com a finalidade de identificar a quantidade de artigos produzidos nesta área, assim como os conceitos de autores sobre o método. Para a realização da pesquisa foi necessário definir primeiramente o objetivo da revisão da literatura, para, posteriormente, cumprirem-se as etapas de coleta dos dados, definição dos critérios de exclusão e inclusão dos artigos e análise crítica do estudo. Foram recuperados 87 artigos nas 3 bases onde houve registros com as palavras-chave propostas, no entanto apenas 22 artigos atingiram os critérios de inclusão (foram considerados para essa pesquisa 22 deles). Também foram apresentados os critérios de exclusão, bem como o número de artigos excluídos de acordo com cada critério. Verificou-se que o artigo mais antigo publicado em tais bases é de 1991, assim como se observou um crescimento na produção de artigos com a temática abordada nos anos de 1999, 2003, 2007, 2008 e 2010. Os países que possuem o maior número de publicações na área são: Cuba e Paquistão. Por meio deste estudo, foi possível verificar que a produção científica sobre Cromoterapia/Chromotherapy ainda é pequena, considerando-se que essa prática vem sendo utilizada há centenas de anos para prevenção de doenças e manutenção da saúde.

Biografia do Autor

  • Eliana Dal Bello Santos, Universidade do Sul de Santa Catariana Campus Grande Florianópolis - Palhoça, SC, Brasil.
    Naturóloga - Universidade do Sul de Santa Catariana. Campus Grande Florianópolis - Palhoça, SC, Brasil
  • Francisco José Cidral-Filho, Laboratório de Neurobiologia da Dor e Inflamação, Departamento de Ciências Fisiológicas, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário - Trindade, Florianópolis, SC, Brasil. Laboratório de Neurobiogia Experimental, Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus Grande Florianópolis - Palhoça, SC, Brasil.
    Naturólogo – Mestre em Neurociências – Doutorando em Neurociências, MsC. Laboratório de Neurobiologia da Dor e Inflamação, Departamento de Ciências Fisiológicas, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário – Trindade, Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos de revisão