A relação de interagência sob a perspectiva da abordagem centrada na pessoa

Autores

  • Renan Kendy do Carmo
  • Glória Aberg Cobo
  • Fernando Hellmann UNISUL ; UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v1e1201229-41

Palavras-chave:

Naturologia aplicada, Relação de Interagência, Abordagem Centrada na Pessoa

Resumo

O presente estudo teve por objetivo discutir a relação de interagência e suas aproximações e distanciamentos da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers, a partir de uma perspectiva bilateral (naturólogo-interagente) e, além disso, observar como essa relação ocorre na prática clínica do naturólogo. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, exploratório-descritivo, realizado por meio de investigação de campo. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e de observação não participante. Os sujeitos da pesquisa foram divididos em três duplas, cada dupla foi constituída por um naturólogo e um interagente. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo temático. Os resultados foram descritos em três categorias: (1) Percepções do naturólogo sobre seu papel na relação de interagência; (2) Percepções do interagente sobre si na Relação de Interagência; (3) Concepções de Naturólogos e Interagentes sobre a Relação de Interagência. Concluiu-se que existem convergências e divergências entre o conceito de Relação de Interagência e a concepção de relação terapêutica desenvolvida pela Abordagem Centrada na Pessoa; os aspectos convergentes foram averiguados quando o naturólogo mantinha-se numa postura acolhedora, aceitadora e empática; os aspectos divergentes foram constatados pelas ocasiões em que se registrou diretividade na abordagem das naturólogas em relação às suas avaliações frente aos sintomas relatados pelas interagentes.

Biografia do Autor

  • Renan Kendy do Carmo
    Naturólogo formado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2012).
  • Glória Aberg Cobo

    Possui graduação em Musicoterapia - Universidad Del Salvador - Argentina (1994) e graduação em psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008).

  • Fernando Hellmann, UNISUL ; UFSC
    Naturólogo formado pela UNISUL. Especialista em Fitoterapia pela Unibem. Mestre em Saúde Pública pela UFSC. Doutorando em Saúde Coletiva pela UFSC. Coordenador do curso de Naturologia e do Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos originais