A prevalência dos sinais iridológicos que sugerem diabetes nos idosos: um estudo piloto

Autores

  • Léia Fortes Salles Escola de Enfermagem da Universidade de São paulo
  • Maria Júlia Paes da Silva Escola de Enfermagem da USP
  • Celso Fernandes Battello Associação Brasileira de Iridologia

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v1e1201223-28

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Prevenção de doenças, Pesquisa em Enfermagem, Medicina Integrativa, Iridologia.

Resumo

A iridologia é um método observacional propedêutico complementar, que tem como principal objetivo detectar, precocemente, na íris sinais que sugerem predisposição para determinadas doenças e reduzir as chances do seu aparecimento. Este estudo-piloto teve por finalidade comparar a presença de sinais iridológicos que sugerem predisposição para diabetes em idosos com e sem a doença. Foi realizado na cidade de São Paulo, em um Centro de Saúde-Escola, nos dias 25 e 27 de Abril de 2007, com 30 pessoas. Entre os indivíduos com diabetes, 100% apresentaram os sinais; no grupo-controle 53,3% apresentaram os sinais e 46,7% não. O teste de Mann-Whitney demonstrou diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos em relação à presença dos sinais iridológicos.

Biografia do Autor

Léia Fortes Salles, Escola de Enfermagem da Universidade de São paulo

Enfermeira especialista em Iridologia e Irisdiagnose e em Terapia Floral. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Possui especialização em Educação Profissional (2004) pela Escola de Enfermagem da USP

Maria Júlia Paes da Silva, Escola de Enfermagem da USP

Professora Titular do Departamento Médico-cirúrgico da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Estudos em Práticas Alternativas e Complementares em Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Celso Fernandes Battello, Associação Brasileira de Iridologia

Médico, mestre em Homeopatia pela Faculdade de Ciências de São Paulo e Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (FACIS-IBEHE)

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos originais