A importância dos direitos trabalhistas e previdenciários na promoção do bem-estar social

Autores

  • Bruno Narciso
  • Adalberto Martins Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC, (Brasil).

Palavras-chave:

Direitos sociais, Bem-estar social, Flexibilização trabalhista, Reforma trabalhista, Reforma previdenciária

Resumo

O presente artigo objetiva uma breve reflexão sobre as reformas trabalhista e previdenciária no contexto do Estado do bem-estar social, implementadas sob o argumento da necessidade de solucionar a crise do desemprego e o déficit da Previdência Social. Nesse sentido, colacionamos dados estatísticos para corroborar a tese de que os objetivos pretendidos pelo governo federal não podem ser atingidos com as inovações legislativas até aqui verificadas.

Biografia do Autor

  • Bruno Narciso
    Advogado do escritório Baraldi Mélega. Especialista em Direito do Trabalho pela PUC-SP.  Especialista em Direito Previdenciário pela EPD. Vice-Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/Jabaquara. Membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Junior.  Pesquisador do Núcleo de Estudos ‘O Trabalho além do Direito do Trabalho†(NTADT) da Faculdade de Direito da USP em 2019. Professor do Sistema de Questões do Estratégia Concursos em 2020. Professor assistente de pós-graduação da EPD em 2017.
  • Adalberto Martins, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC, (Brasil).

    Professor doutor da Faculdade de Direito da PUC/São Paulo (graduação, mestrado e doutorado), pós-doutor pela Universidade Nacional de Córdoba, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Júnior, Membro da Associação Iberoamericana de Direito do Trabalho e da Seguridade Social

Downloads

Publicado

2021-07-01