ANALISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE BEM-ESTAR SUBJETIVO E ACESSO A ÁGUA EM COMUNIDADES RURAIS

Autores

  • Ivana Leila Carvalho Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e4201942-56

Palavras-chave:

Acesso a Água, Rural, Analise Bibliométrica, Bem-Estar Subjetivo

Resumo

A água corresponde a um componente fundamental do bem-estar humano. Estudos sobre a relação deste recurso com a realidade rural tem sido muito explorados no ambiente acadêmico, porém com pouca expressividade para o bem-estar subjetivo das populações no tocante a água. Considerando esta problemática, o objetivo do artigo é identificar a produção científica internacional sobre bem-estar subjetivo relacionado a questão do acesso a água em comunidades rurais. O método utilizado se fundamenta na análise bibliométrica da produção científica indexada à base de dados Scopus, abrangendo o período entre 2008 – 2018. Além da construção de mapa de ocorrências de itens com uso do software VOSviewer. Os resultados revelam que: os estudos sobre o tema são recentes, sem evidências para o Brasil; é limitada a produção acadêmica na década atual; as Ciências Ambientais se destacam entre as áreas de publicação; há forte tendência em abordagens envolvendo os termos governo, água, pobreza, agricultura, ecossistema e qualidade de vida e fraca abordagem de questões importantes como governança, tecnologias alternativas e participação social.

Biografia do Autor

  • Ivana Leila Carvalho Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
    Estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC. Possui Graduação em Economia Doméstica (UFC) e Pedagogia (UVA), Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (UFC) e Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo (UFC).
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

    Professora associada da Universidade Federal do Ceará, lecionando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), mestrado e doutorado. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo e Pós Doutorado na Universidade da Califórnia - Davis (2015).

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANALISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE BEM-ESTAR SUBJETIVO E ACESSO A ÁGUA EM COMUNIDADES RURAIS. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(4), 42-56. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e4201942-56

Artigos Semelhantes

1-10 de 852

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.