A GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E OS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e220194-23Palavras-chave:
Critérios de avaliação, gestão da água, educação ambientalResumo
Em tempos atuais, pode-se dispor de um grande facilitador para trabalhar a questão da educação ambiental na gestão de bacias hidrográficas, uma vez que os comitês de bacias hidrográficas (CBHs) disponibilizam recursos financeiros exclusivos, provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e da cobrança pelo uso da água, para a implementação de projetos de educação ambiental (EA). Dessa forma, o principal objetivo desse estudo foi identificar, analisar e discutir os critérios utilizados pelos CBHs no processo de avaliação e hierarquização das propostas de projetos de educação ambiental submetidas para financiamento e implementação pelos comitês de bacias hidrográficas do estado de São Paulo. O presente trabalho baseou-se no tipo de pesquisa exploratória, procedendo-se à identificação dos critérios utilizados no processo de seleção de propostas por 17 comitês de bacias hidrográficas do estado de São Paulo. Foram consultadas as deliberações de cada comitê de bacia hidrográfica e avaliados os critérios de análise e pontuação das propostas de projetos, classificando os critérios em dois grupos distintos: específicos para análise dos projetos (17 critérios) e protocolares (14 critérios). Assim, obteve-se um panorama geral de todos os critérios de avaliação utilizados pelos CBHs, concluindo que estes devem ser revisados e repensados, no sentido de aprimorar o processo de seleção de melhores projetos e atividades de educação ambiental, propiciando bases orientativas na elaboração de propostas de projetos e implementação de ações para a conservação e gestão da água, assim como promover a educação ambiental.Downloads
Publicado
2019-06-28
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E OS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(2), 4-23. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e220194-23