ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO MUNICÍPIO DE SOROCABA (SP)

Autores

  • Junior Farias de França
  • Darllan Collins da Cunha e Silva
  • Haroldo Lhou Hasegawa
  • Renan Angrizani Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017550-565

Palavras-chave:

eoprocessamento, Censo demográfico, Análise estatística, Cooperativa, Escolaridade.

Resumo

As cooperativas de coleta, triagem e venda de materiais recicláveis desenvolvem importantes serviços às cidades, desde redução de gastos municipais com a destinação de resíduos quanto à geração de emprego. A Central de Reciclagem da Zona Oeste de Sorocaba (CRZO) é uma das cooperativas que desempenham tais atividades no município de Sorocaba (SP). Por isso, o objetivo desse estudo foi avaliar através de um questionário aplicado aos cooperados e dados do censo demográfico se o ambiente em que vivem interfere na situação socioeconômica deles, especialmente na sua escolaridade. Para isso foi utilizado uma análise estatística e ferramentas de geoprocessamento. Foi possível identificar que as únicas variáveis que explicam o número de anos estudados pelos cooperados são o número de filhos e a taxa de pessoas alfabetizadas com 5 ou mais anos de idade pelo número total de residentes no setor censitário. O método aplicado nesse estudo é um importante instrumento que pode auxiliar os gestores públicos que desejam elaborar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos com uma visão mais holística para essa problemática.

Biografia do Autor

  • Junior Farias de França
    Mestrando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba.
  • Darllan Collins da Cunha e Silva
    Graduação e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Unesp – Sorocaba/SP. Professor e coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Sorocaba (Uniso).
  • Haroldo Lhou Hasegawa
    Professor Adjunto no Curso de Engenharia de Materiais. Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI, campus Itabira-MG.
  • Renan Angrizani Oliveira
    Mestrando em Processos Tecnológicos e Ambientais pela Universidade de Sorocaba.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO MUNICÍPIO DE SOROCABA (SP). (2017). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 6(1), 550-565. https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017550-565

Artigos Semelhantes

1-10 de 535

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)