GESTÃO DE RESÍDUOS EM OBRAS DE DUTOS

Autores

  • Wesley Roberto Faria Zaparoli
  • Jairo Afonso Henkes

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e22014483-496

Palavras-chave:

Resíduos, Dutos, Gestão, Obras, Sustentabilidade Ambiental

Resumo

A Gestão de Resíduos em Obras de Dutos lembra da necessidade de se planejar não só o cronograma de obras, mas também planejar a gestão dos resíduos das obras de dutos. Dutos são os meios de transporte de fontes de energia (como: gás, álcool, óleo e outros) e minerais (como: ferro, bauxita e outros), no Brasil os dutos ainda são pouco usados. Neste trabalho foi aplicada uma metodologia descritiva, com sugestão de ações para melhoria do processo de gestão ambiental nestas obras. O resultado desse trabalho provém da prática utilizada em uma obra de duto no sudeste do Brasil e que pode ser modelo para as demais, pois sua boa performance no treinamento dos empregados, no credenciamento das empresas para atuarem na coleta, transporte e descarte de resíduos é merecedora de destaque. No desenvolvimento desse estudo pode-se perceber que sem dispender recursos extras ou até reduzindo os custos para a gestão dos resíduos, é possível se manter um padrão de alto nível para atendimento a legislação ambiental aplicada. Uma ação de destaque é a forte atuação nos treinamentos de todos os empregados, incentivando a boa prática no gerenciamento, participação das ações diretas nas frentes de trabalho, com o envolvimento da mão de obra pesada e da liderança das equipes que trabalham na construção e montagem das obras de dutos. Com esse estudo pode-se concluir que existem boas formas de se gerenciar os resíduos nas obras de duto, ressaltando que estas devem ser processos de melhoria contínua, que requerem sempre uma avaliação da sua correta aplicação, além de desenvolver ações para sua constante atualização.

Biografia do Autor

  • Wesley Roberto Faria Zaparoli
    Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental – Unisul Virtual.
  • Jairo Afonso Henkes
    Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Unisul. Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural.

Downloads

Publicado

2014-11-11

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

GESTÃO DE RESÍDUOS EM OBRAS DE DUTOS. (2014). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 3(2), 483-496. https://doi.org/10.19177/rgsa.v3e22014483-496

Artigos Semelhantes

1-10 de 1172

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>