ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e2202184-104Palavras-chave:
Energia solar, Instituição de Ensino Superior, Sustentabilidade, Desenvolvimento regional, Energias Renováveis.Resumo
O presente estudo teve como objetivo a análise da viabilidade econômico-financeira da instalação de um sistema gerador de energia solar fotovoltaica em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Estado do Ceará. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, analisando o payback descontado, o valor presente líquido (VPL) e a taxa interna de retorno (TIR). Os resultados confirmaram que o projeto da instalação de energia solar fotovoltaica, além de ser uma alternativa para reduzir custos e propiciar a ampliação da matriz energética, é viável considerando os dados projetados. O retorno do investimento se dá em 6,0 anos. No final do vigésimo quinto ano o VPL será de R$ 1.895.585,00, com uma TIR de 20,29%. A economia na geração de energia acumulada pelo sistema solar ao longo dos 25 anos será de aproximadamente R$ 5,3 milhões. Tão importante quantovalidar esta pesquisa, é garantir que este modelo atenderá também às demandas sociais de sustentabilidade, assunto de importância na conjectura para o desenvolvimento regional. O resultado encontrado pode ainda incentivar que as demais IES localizadas geograficamente próximas ao campus da IES em estudo adotem esta solução.
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