PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS ESPÉCIES ARBÓREAS DO BIOMA CERRADO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE BARREIRAS – BA

Autores

  • Temile Santana da Cruz UFRB
  • Kátia Gonçalves Morais UNEB
  • Ane Caroline da Rocha Cruz UNEB
  • Magnólia Silva Queiroz UNEB
  • Fábio Del Monte Cocozza UNEB

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018580-595

Palavras-chave:

Levantamento. Exóticas. Educação ambiental. Arborização.

Resumo

O bioma cerrado tem passado por grandes processos de exploração para expansão agropecuária nas últimas décadas e isso tem causado grandes problemas ambientais. Desta forma, para promover uma conscientização ambiental que garanta a preservação do cerrado, é necessário o auxilio de todos, e a escola é uma das entidades que deve contribuir com projetos que vise à valorização e conservação do bioma. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar o conhecimento sobre as espécies arbóreas do cerrado nos estudantes do ensino médio (1º ano) nas escolas públicas da cidade de Barreiras - BA. A pesquisa foi desenvolvida em 12 escolas estaduais aplicando um questionário com questões objetivas e subjetivas com o propósito de avaliação do nível de conhecimento dos estudantes sobre o cerrado. Através do diagnóstico foram escolhidas 2 escolas para a realização do plantio e do trabalho de sensibilização. Os resultados obtidos mostram que existe uma fragilidade na relação desses estudantes com o bioma cerrado e que essas escolas possuem um espaço arbóreo com um quantitativo maior de espécies exóticas de árvores em relação às nativas.

Biografia do Autor

  • Temile Santana da Cruz, UFRB
    Mestranda do programa de recursos genéticos vegetais pela universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: [email protected]
  • Kátia Gonçalves Morais, UNEB
    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: [email protected]
  • Ane Caroline da Rocha Cruz, UNEB
    Graduanda em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas. Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: [email protected]
  • Magnólia Silva Queiroz, UNEB

    Mestre em Botânica e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Professora assistente da Universidade do estado da Bahia. E-mail: [email protected]

  • Fábio Del Monte Cocozza, UNEB
    Doutor em Engenharia agrícola pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Ciências dos Alimentos e Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavra. Professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2018-02-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS ESPÉCIES ARBÓREAS DO BIOMA CERRADO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE BARREIRAS – BA. (2018). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 7(1), 580-595. https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018580-595

Artigos Semelhantes

1-10 de 1052

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.