COMPRAS SUSTENTÁVEIS NA GESTÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020548-575Palavras-chave:
Sustentabilidade, Compras sustentáveis, Gestão pública, Plano de Logística Sustentável.Resumo
No contexto de uma sociedade de consumo, sob um modelo economicista, pergunta-se como a gestão pública poderia considerar a sustentabilidade ambiental nas suas aquisições. Neste sentido, o objetivo geral do estudo foi investigar o processo de compra e os critérios das escolhas feitas pelas aquisições em uma instituição de ensino federal, sob o aspecto de sustentabilidade, por meio das práticas institucionais de gestão. A importância do tema permite reflexões sobre as instituições públicas de ensino, a emergência das questões ambientais e o cumprimento da legislação voltada para aquisições sustentáveis. A pesquisa, que possui uma abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 gestores do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus de Araranguá. A pesquisa trata, ainda, do processo de tomada de decisão dos gestores sobre compras institucionais, busca identificar a aplicabilidade do Plano de Logística Sustentável do Instituto Federal de Santa Catarina nas compras feitas na instituição. Os resultados da pesquisa mostram que, para a adoção de critérios de sustentabilidade na aquisição em uma instituição pública, é necessário repensar o próprio sistema de gestão, marcado pela rotina burocrática, pensamento cíclico, fragmentação do processo e diálogos não-convergentes entre os gestores e demais sujeitos da instituição. Assim, a pesquisa apresenta um cenário apoiado pela racionalidade econômica, que precisa ser transformado para enfrentamento da crise ecológica.
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