SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO-AMBIENTAL nA PESCA ARTESANAL: um estudo de caso na praia da armação – Florianópolis/SC/Brasil

Autores

  • Tanes Kfouri Instituto Federal de Santa Catarina
  • Rogério Santos da Costa Unisul/GIPART
  • Renata Goulart Fernandes Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e22017328-350

Palavras-chave:

Sustentabilidade econômico-ambiental, Biodiversidade marinha, Pesca artesanal na comunidade da Praia da Armação/Florianópolis, Ciências Ambientais.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a sustentabilidade econômico-ambiental da comunidade pesqueira da Praia da Armação – Florianópolis/SC/Brasil, através de levantamento de dados sobre a quantidade de pescadores envolvidos, número e tipo de embarcações, e se o modelo de pesca utilizado na Praia da Armação consegue aliar sustentabilidade econômica e ecologica à localidade. A pesquisa se deu em duas frentes, uma bibliográfica e outra de levantamento de dados primários. A parte bibliográfica contemplará a discussão sobre peixes, tipos de pesca, produtos da pesca, valor do pescado, sustentabilidade econômica e ambiental. A coleta de dados primários foi organizada e realizada em torno de três sujeitos principais: a colônia de pescadores artesanais da praia da Armação em Florianópolis, a comunidade local e os restaurantes que ali se encontram. A maior constatação do trabalho é que esta atividade naquela região não se enquadra no conceito exposto de sustentabilidade econômico-ambiental, merecendo atenção de políticas públicas para que se reverta um quadro que pode resultar em degradação socioambiental no local. Ao final sugere-se ações de políticas publicas e de governança pública para a reversão ou minimização deste quadro.

Biografia do Autor

  • Tanes Kfouri, Instituto Federal de Santa Catarina
    Graduado em Turismo com ênfase em Gastronomia, Especialista em Gestão de Empresas, ambos pela Unisul, Professor do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC/ Florianópolis.
  • Rogério Santos da Costa, Unisul/GIPART
    Doutor em Ciências Políticas, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, na Linha de Pesquisa Tecnologia e Sociedade, e dos Curso de Graduação em Relações Internacionais e Economia, Coordenador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar – GIPART.
  • Renata Goulart Fernandes, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Graduada em Relações Internacionais, Professora do Curso de Relações Internacionais da Unisul, Especialista em Gestão de Negócios Internacionais.

Downloads

Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO-AMBIENTAL nA PESCA ARTESANAL: um estudo de caso na praia da armação – Florianópolis/SC/Brasil. (2017). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 6(2), 328-350. https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e22017328-350

Artigos Semelhantes

1-10 de 1293

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)