SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE BARRO – CE

Autores

  • Westennaklyfya David Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Francisca Katiane Ernesto de Melo Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA) http://orcid.org/0000-0003-4088-0754

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e22017302-327

Palavras-chave:

agricultura familiar, Desenvolvimento sustentável, Barro

Resumo

A agricultura familiar assume papel relevante no Brasil, não apenas na produção de alimentos, como também na geração de emprego e renda. Além desses benefícios, ela também possui vantagens ambientais em termos comparativos com outras formas de exploração. Nesse contexto, este trabalho objetiva analisar a sustentabilidade da agricultura familiar no munícipio de Barro, situado no sul do estado do Ceará. Especificamente, busca-se mensurar a sustentabilidade desta atividade considerando os índices de desenvolvimento econômico e social, capital social, manejo, ecológico e político institucional. O índice de sustentabilidade foi obtido pela média aritmética de cada um desses índices. Os dados foram resultantes de pesquisa de campo realizada com 86 agricultores familiares no município cearense de Barro. Os resultados revelam que, em termos médios, os agricultores familiares possuem baixa sustentabilidade com base nos parâmetros estabelecidos. Verifica-se que o índice de desenvolvimento econômico e social foi o que mais contribuiu na mensuração do índice de sustentabilidade. Portanto, conclui-se que a melhoria da sustentabilidade da agricultura familiar está condicionada à melhoria dos indicadores que fazem parte do índice de desenvolvimento econômico e social. 

Biografia do Autor

  • Westennaklyfya David Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA)

  • Francisca Katiane Ernesto de Melo, Universidade Regional do Cariri (URCA)
    Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC URCA.
  • Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Pós-Doutora em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Professora do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Downloads

Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE BARRO – CE. (2017). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 6(2), 302-327. https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e22017302-327

Artigos Semelhantes

1-10 de 647

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)