PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DE CHAPECÓ/SC

Autores

  • Jaci José Cenci UCEFF
  • Juliano Daleaste UCEFF
  • Erno Menzel SENARNacional
  • Simone Sehnem Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e02015102-130

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Plano de Gerenciamento, Resíduos sólidos.

Resumo

O gerenciamento integrado dos resíduos sólidos é de fundamental importância para a qualidade de vida. O objetivo deste trabalho é analisar a atual situação da cidade de Chapecó (SC) no tocante ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) e identificar quais são os destinos dados a esses subprodutos descartados pela população urbana da cidade. E ainda, comparar os métodos modernos e sustentáveis da atualidade com o modelo empregado pelas empresas coletoras da cidade. Foi realizado um comparativo entre as oito premissas de Sachs (2007) com o plano de gerenciamento de resíduos sólidos no município de Chapecó (SC). A abordagem da pesquisa é qualitativa e quantitativa, e consiste em uma pesquisa descritiva, pois visa observar, registrar e analisar os fenômenos já expostos. Os resultados evidenciam que o município está em um processo evolutivo com o que contempla a Política Nacional de Resíduos Sólidos, pois possui vários instrumentos voltados à efetivação do gerenciamento integrado dos serviços de coleta, segregação e destinação adequada dos RSU, dentre deles o plano nacional, estadual e municipal de resíduos sólidos. Além disso, são apresentadas neste estudo novas alternativas que podem ser desenvolvidas na cidade a fim de melhorar a qualidade do destino, reuso do produto através de processos de transformação, como por exemplo, por meio da utilização da matéria prima como adubação para correção do solo e transformação do gás liberado na atmosfera em energia elétrica.

Biografia do Autor

  • Jaci José Cenci, UCEFF
    Mestrando em Administração, Pós em Administração Financeira, Pós em Administração Pública, bacharel em Administração, professor da UCEFF faculdade.
  • Juliano Daleaste, UCEFF
    Mestrando em Administração, Pós em Finanças Corporativas, Gestão da Produção e Logística, Bacharel em Ciências Econômicas, professor da UCEFF faculdades.
  • Erno Menzel, SENARNacional
    Mestrando em Administração, pós em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, Bacharel em Administração Professor do SENARNacional.
  • Simone Sehnem, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Dra. em Administração (Univali), mestre em Administração pela (UFSC) bacharel em Agronegócios. Professora do mestrado Profissional em Administração.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DE CHAPECÓ/SC. (2015). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 4, 102-130. https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e02015102-130

Artigos Semelhantes

1-10 de 1268

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)