ESTUDO SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e22021230-244Palavras-chave:
Resíduos sólidos, Degradação Ambiental, BiodiversidadeResumo
O descarte irregular de resíduos sólidos pode gerar danos significativos para o ecossistema, poluindo as águas subterrâneas, impactando nichos ecológicos, e causando perda de biodiversidade, entre outros. Diante deste cenário, o presente estudo teve como objetivo investigar como tem sido feita a gestão de resíduos sólidos em Unidades de Conservação (UC). Para tal, foi realizado um levantamento dos planos de manejo de 32 UC, de um total de 55 situadas no Estado do Rio de Janeiro. Com esses dados torna-se possível sugerir estratégias de manejo e de educação ambiental na gestão de resíduos sólidos em outras UC administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Como também em áreas de preservação de outros países que ainda não têm ações concretas sobre este tema. A partir desta análise, foram identificadas ações relacionadas com gestão de resíduos sólidos que estão alinhadas com a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e que podem vir a ser implementadas em outras UC, como por exemplo, a instalação de lixeiras de coleta seletiva, a realização de campanhas educativas sobre resíduos sólidos em dias de alta visitação e a avaliação e monitoramento dos diferentes tipos de resíduos e as suas consequências para o meio ambiente a fim de compatibilizar o uso público com a preservação ambiental.Downloads
Publicado
2021-06-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
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Como Citar
ESTUDO SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10(2), 230-244. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e22021230-244