EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VISÃO SISTÊMICA DAS BARREIRAS E OPORTUNIDADES

Autores

  • Gabriel Mengarda UPF
  • Gabriel Rodighero UPF
  • Janaina Mazutti UPF
  • Nicole Callai UPF
  • Cleomar Reginatto UPF

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020474-485

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Desenvolvimento Sustentável. Análise SWOT.

Resumo

A extensa urbanização, o crescimento populacional e os fenômenos climáticos extremos são fatores que destacam a importância em promover a sustentabilidade no ambiente urbano. Neste contexto, a promoção da educação ambiental pode ser uma ferramenta de sensibilização para a temática do desenvolvimento sustentável. O objetivo deste estudo é analisar a evolução das publicações focadas na temática da “Educação Ambiental” em âmbito global e o desempenho dos países e das áreas do conhecimento ao longo das últimas cinco décadas. Para isto foi realizada uma busca na base de dados Scopus focada no tema da Educação Ambiental. Os resultados mostram que a maioria dos territórios globais possui ou possuiu pesquisas vinculadas à temática, no entanto, um alto número de publicações não significa um alto número de projetos em andamento. Em trabalhos futuros, sugere-se o levantamento de estudos de caso afim de analisar a participação efetiva de cada país para a evolução desta temática.

Biografia do Autor

  • Gabriel Mengarda, UPF

     

    [1] Engenheiro Civil. Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo. [email protected]

     

  • Gabriel Rodighero, UPF
    Engenheiro Civil. Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo. [email protected]
  • Janaina Mazutti, UPF
    Engenheira Ambiental. Mestranda em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo. [email protected]
  • Nicole Callai, UPF
    Engenheira Civil. Mestranda em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo. [email protected]
  • Cleomar Reginatto, UPF
    Engenheiro Ambiental. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo. [email protected]

Downloads

Publicado

2020-05-29

Como Citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VISÃO SISTÊMICA DAS BARREIRAS E OPORTUNIDADES. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9, 474-485. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020474-485

Artigos Semelhantes

1-10 de 1201

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)