Áreas de Preservação Permanente em encostas: Delimitação através de Dados SRTM

Autores

  • Robson Pereira Alvares
  • Jairo Afonso Henkes

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v1e12012198-254

Palavras-chave:

Modelo Digital de Elevação – MDE SRTM, Altimetria, Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento

Resumo

O presente trabalho constitui-se em um estudo de viabilidade da aplicação do Mode-lo Digital de Elevação – MDE, elaborado a partir dos dados da missão “Shuttle Ra-darTopography Mission” (SRTM), no intuito de verificar se um mapa de declividade elaborado através deste insumo permite a delimitação de áreas de preservação permanente em encostas. A metodologia adotada utilizou dados vetoriais do Siste-ma Cartográfico do Distrito Federal para confecção de um MDE que serviu de base comparativa para análise do MDE do SRTM. Foram utilizadas ferramentas de geo-processamento na execução das seguinte tarefaz: conversão da base vetorial e da-dos matriciais ao mesmo sistema de coordenadas, geração do modelo irregular de triangulação que originou o MDE do SICAD, comparação dos insumos através de imagens de diferença e estatística dos dados. Todos os dados foram analisados a luz do decreto lei nº 89.817, de 20 junho de 84, que define o Padrão de Exatidão Cartográfica – PEC. Os resultados encontrados indicam o Padrão de Exatidão Car-tográfica Classe A referido a escala 1 : 100.000 para o MDE do SRTM, tomando-se como referência o modelo do SICAD, gerado a partir de base vetorial de PEC A na escala de 1: 10.000. Entretanto as regiões de maiores discrepâncias altimétricas em relação ao modelo de referência, foram encostadas nas áreas de encostas e topos de morros, permitindo concluir sua inviabilidade para uso no que tange o objeto da pesquisa.

Biografia do Autor

  • Robson Pereira Alvares
    Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental – Unisul Virtual. 
  • Jairo Afonso Henkes
    Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unisul. Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural. Engenheiro Agrônomo.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

Áreas de Preservação Permanente em encostas: Delimitação através de Dados SRTM. (2012). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 1(1), 198-254. https://doi.org/10.19177/rgsa.v1e12012198-254

Artigos Semelhantes

1-10 de 1249

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>