O DESENVOLVIMENTO DA ECOECONOMIA ALIADA AO MARKETING AMBIENTAL

Autores

  • Ana Beatriz Rodrigues UFPA
  • Nathalia Giuliatti UFPA
  • Fabrini Borges UFPA.
  • Antonio Junior UEPA

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e42018452-475

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável. Economia. Município verde.

Resumo

O desenvolvimento da economia aliado ao marketing ambiental no município de Paragominas – PA ocorreu a partir de mudanças na estrutura político-econômica e culminou com a obtenção do título “Município Verde”. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar as transformações ambientais, econômicas e sociais bem como o projeto Paragominas: Município Verde. O método utilizado foi hipotético-dedutivo, com pesquisa quantiqualitativa, complementada com levantamento de dados documentais em sites eletrônicos especializados: do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e do Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, do qual foi observada a arrecadação anual no município, entre 2006 a 2016. A análise dos dados indicou que a partir de 2010, ano de obtenção do título de Município Verde, houve crescimento no número de empresas, o que incrementou a arrecadação fiscal do município com um aumento de 297.2% no ano de 2015 – pico de arrecadação – em relação a 2010. Em 2013, houve o ápice de 1599 empreendimentos regulamentados, os quais contribuíram para o desenvolvimento sustentável e para a expansão de mercados de produtos e serviços. Isso porque agregaram práticas sociais, ambientais, socioambientais e econômicas em Paragominas, as quais foram adotadas pelo poder público como, por exemplo, a utilização de áreas já desflorestadas para localização dessas empresas. Logo, a inserção dessas práticas exercidas pelas empresas acarretou externalidades positivas tanto ao meio ambiente, quanto à qualidade de vida do munícipio e ao setor econômico.

 

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Rodrigues, UFPA
    Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental na UFPA. E-mail: [email protected]
  • Nathalia Giuliatti, UFPA
    Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental na UFPA. E-mail: [email protected]
  • Fabrini Borges, UFPA.

    Economista, Mestre em Economia. Professor Assistente IV na UFPA.

    E-mail: [email protected]

  • Antonio Junior, UEPA
    Biólogo, especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas. Especialista em Gestão Hídrica e Ambiental. Mestre em Ciências Ambientais. UEPA. E-mail: [email protected]

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O DESENVOLVIMENTO DA ECOECONOMIA ALIADA AO MARKETING AMBIENTAL. (2018). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 7(4), 452-475. https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e42018452-475

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