APLICAÇÃO DO INDICADOR DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES NAS CIDADES (IPDC) EM CERRO AZUL-PR

Autores

  • Fabiane Aline Acordes CEPED/PR.
  • Carlos Melo Garcias CEPED/PR
  • Eduardo Gomes Pinheiro PUC/PR

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e0201886-102

Palavras-chave:

Indicador. Preparação. Desastres. Cerro Azul. Paraná.

Resumo

No Brasil, a ocorrência cada vez mais frequente dos desastres nas cidades passou a exigir que a gestão pública voltasse cada vez mais sua atenção ao problema. A partir da promulgação da lei 12.608/2012 o Brasil avançou no tema, passando a exigir uma série de obrigações aos entes públicos acerca da gestão das cidades e a ocorrência de desastres. Entretanto, pela ausência de um instrumento de medição específico, a aplicação e o monitoramento contínuo dessas ações ainda é bastante ineficaz. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi aplicar o Indicador de Preparação de Desastres nas Cidades (IPDC) para o município de Cerro Azul-PR, a fim de analisar sua estrutura e ações voltadas à redução dos desastres, especificamente no âmbitoda preparação. O IPDC é fruto de um projeto desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A estruturação e, posterior, aplicação do indicador, foi executada por meio de pesquisa bibliográfica a partir das publicações do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), legislação específica e autores que trataram do tema preparação para desastres e indicadores. Como resultado, o IPDC avalia 11 variáveis, que contemplam 46 subitens. Desses, apenas 39% dos aspectos considerados no indicador foram alcançados pelo município de Cerro Azul.

Biografia do Autor

  • Fabiane Aline Acordes, CEPED/PR.

    Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2014), mestrando em Desastres Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista pesquisadora do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Paraná - CEPED/PR.

  • Carlos Melo Garcias, CEPED/PR
    Bacharel em Segurança Pública - Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê - APMG (2000). Especialista em Emergências Ambientais (2009), em Administração - Segurança Pública (2012), em Metodologia do Ensino Superior e Educação à Distância (2015) e em Redução do Risco de Desastre e Desenvolvimento Local Sustentável (2015). Mestre (2011) e Doutor (2016 em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Diretor do Centro
  • Eduardo Gomes Pinheiro, PUC/PR

    Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1992). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, representante titular para grupo de trabalho do Conselho Estadual de Meio Ambinete e conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambinete.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

APLICAÇÃO DO INDICADOR DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES NAS CIDADES (IPDC) EM CERRO AZUL-PR. (2018). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 7, 86-102. https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e0201886-102

Artigos Semelhantes

1-10 de 223

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.