LEVANTAMENTO DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS REGISTRADOS EM TABATINGA-AM, BRASIL

Autores

  • Sandra Núbia de Souza Assis UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Renato Abreu Lima INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Juan Jesus Pissango Rodrigues Universidade Federal do Amazonas.

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019582-599

Palavras-chave:

Animais Peçonhentos, Epidemiologia, Amazonas.

Resumo

No Brasil um dos principais acidentes que mais se destacam por animais peçonhentos, é o ofídico. Considera-se a região Norte do Brasil como a segunda maior incidência de acidentes ofídicos do país fato que torna uma grande problemática para a saúde pública. A pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento dos acidentes registrados com animais peçonhentos entre o ano de 2013 a 2014 no município de Tabatinga no interior do Estado do Amazonas. Para a coleta de dados realizou-se análises de registro documental disponibilizados nas fichas de animais peçonhentos do setor de Epidemiologia do Hospital Militar de Guarnição no município de Tabatinga no período de fevereiro a agosto de 2016. Registrou-se 74 casos de acidentes por animais peçonhentos, destes 71 ocasionados por serpentes, um por escorpião e dois por aranhas. Prevaleceu o acidente ofídico em ambos os anos, representantes dos gêneros Bothrops (80,48 %), Lachesis (7,32 %), Crotalus (2,5 %) e não especificado (9,7 %). A população mais afetada foi de gênero masculino, indígenas da zona rural e não foi vinculado ao trabalho realizado. Portanto, é fundamental a implementação de estratégias de prevenção que sejam trabalhadas junto às comunidades ribeirinhas.

Biografia do Autor

  • Sandra Núbia de Souza Assis, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
    Graduação em Ciências: Biologia e Química.
  • Renato Abreu Lima, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
    Biólogo, com registro profissional nº 73096/06 D, possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas (2009); Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição (2011); Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2011) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2016). Atuou como estagiário e bolsista CNPq na área de Química de Produtos Naturais e de Biotecnologia Vegetal trabalhando com espécies vegetais de potencial econômico e medicinal (2006-2011) na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA RONDÔNIA). Atualmente, é docente da UFAM onde desenvolve pesquisas nas áreas de ensino de Biologia Geral e de Bioprospecção da Biodiversidade Amazônica.
  • Juan Jesus Pissango Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas.
    Graduação em Ciências :Biologia e Quimica.

Downloads

Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEVANTAMENTO DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS REGISTRADOS EM TABATINGA-AM, BRASIL. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(1), 582-599. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019582-599

Artigos Semelhantes

1-10 de 68

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)