AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DA LAGOA DO PARQUE MUNICIPAL MILTON PRATES, MONTES CLAROS (MG)

Autores

  • Fernanda Silva Aguiar Faculdades Santo Agostinho - FASA de Montes Claros - MG.
  • Ozanan Almeida Dias Faculdades Santo Agostinho - FASA de Montes Claros - MG.

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019198-212

Palavras-chave:

Ciências Ambientais

Resumo

O desenvolvimento urbano associados às atividades antrópicas, oriundas de diferentes usos dos recursos naturais, contribuem para fragmentação dos habitats, alterações ecológicas, climáticas e na qualidade dos recursos hídricos. Sendo assim, é imprescindível a avaliação da qualidade das águas, objetivando a interpretação coerente dos processos socioambientais e dos impactos negativos causados aos corpos hídricos urbanos, de modo a traçar ações para sua proteção e conservação. Diante do exposto, objetivou-se nesse trabalho avaliar a qualidade das águas da Lagoa dos Patos, inserida no Parque Municipal Milton Prates, com intuito de construir o seu diagnóstico ambiental e a confrontação dos resultados com os parâmetros fixados na Resolução CONAMA n° 357/2005. Para tanto, foram escolhidos métodos analíticos físico-químicos e microbiológicos, com a finalidade de determinar o Índice de Qualidade das Águas – IQA. Os resultados do IQA oscilaram entre 59 a 67 com média aritmética de 63,8 classificando a Lagoa dos Patos na categoria “média” segundo os níveis adotados pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM. Sendo que as concentrações elevadas dos parâmetros E. coli e fósforo total foram cruciais para o resultado do IQA, retratando assim o nível de qualidade que a Lagoa dos Patos se encontra. 

Biografia do Autor

  • Fernanda Silva Aguiar, Faculdades Santo Agostinho - FASA de Montes Claros - MG.
    Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros - MG.
  • Ozanan Almeida Dias, Faculdades Santo Agostinho - FASA de Montes Claros - MG.

    Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá - MG. Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros - MG. Gestor Ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD/MG. 

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DA LAGOA DO PARQUE MUNICIPAL MILTON PRATES, MONTES CLAROS (MG). (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(2), 198-212. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019198-212

Artigos Semelhantes

1-10 de 887

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.