UTILIZAÇÃO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO PARA DESCOBERTA DE ESTRATÉGIAS DE INDIVÍDUOS EM JOGOS NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Autores

  • Míriam Blank Born Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Pinto Mota Universidade Federal de Pelotas
  • Marilton Sanchotene de Aguiar Universidade Federal de Pelotas
  • Diana Francisca Adamatti Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Discurso do Sujeito Coletivo, Educação Ambiental, Recursos Hídricos, DSC.

Resumo

Este estudo apresenta uma análise das estratégias utilizadas por jogadores de um RPG (RolePlaying Game) no contexto de recursos hídricos. Os jogos são amplamente utilizados na Educação, pois possibilitam a análise de estratégias que se aproximam da realidade. No contexto da Educação Ambiental, o jogo auxilia no processo de compreensão de um determinado tema e permite a observação das estratégias a partir da perspectiva de um jogador. Assim, o indivíduo pode elaborar estratégias que considera relevantes no jogo. A principal contribuição deste trabalho é um estudo empírico e qualitativo sobre a motivação dos indivíduos e como eles elaboraram suas estratégias. Como resultados, apresentamos a análise dos hábitos dos jogadores através de uma entrevista semiestruturada, a qual resultou em um conjunto de discursos, baseados na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

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Publicado

2022-03-14

Edição

Seção

Artigos