ABORDAGEM DA SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM DESIGN NO BRASIL: ÊNFASES E LACUNAS
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e0I2020184-203Palavras-chave:
Design Contemporâneo. Educação. Revisão Bibliográfica Sistemática. Temas transversais. Paradigma Ecocêntrico.Resumo
Versão atualizada e expandida de um artigo das autoras publicado nos anais do VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS), este artigo tem como objetivo identificar e analisar publicações contemporâneas sobre o ensino em design no Brasil que tenham como foco a sustentabilidade. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática de artigos revisados por pares e de teses e dissertações da área de conhecimento do design. Após a realização de buscas nos principais periódicos brasileiros de design e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, foram identificadas 23 publicações relativas ao período entre 2008 e maio de 2020. Os resultados apontam ênfases com relação à dimensão ambiental e ao projeto de produtos mais sustentáveis, assim como indicam a importância de abordar a sustentabilidade na educação como tema transversal por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. As lacunas identificadas envolvem as dimensões social e econômica da sustentabilidade, além da inclusão de novas abordagens como o design de serviços e a atuação para a promoção de novos cenários de consumo suficiente. Para isso, é importante que o paradigma ecocêntrico seja adotado no ensino em design, de modo a promover a transformação não apenas da prática projetual, como da própria mentalidade e atuação dos designers.
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