ABORDAGEM DA SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM DESIGN NO BRASIL: ÊNFASES E LACUNAS

Autores

  • Iana Uliana Perez UNESP
  • Mônica Moura UNESP
  • Paula da Cruz Landim UNESP
  • Suzana Barreto Martins UEL

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e0I2020184-203

Palavras-chave:

Design Contemporâneo. Educação. Revisão Bibliográfica Sistemática. Temas transversais. Paradigma Ecocêntrico.

Resumo

Versão atualizada e expandida de um artigo das autoras publicado nos anais do VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS), este artigo tem como objetivo identificar e analisar publicações contemporâneas sobre o ensino em design no Brasil que tenham como foco a sustentabilidade. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática de artigos revisados por pares e de teses e dissertações da área de conhecimento do design. Após a realização de buscas nos principais periódicos brasileiros de design e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, foram identificadas 23 publicações relativas ao período entre 2008 e maio de 2020. Os resultados apontam ênfases com relação à dimensão ambiental e ao projeto de produtos mais sustentáveis, assim como indicam a importância de abordar a sustentabilidade na educação como tema transversal por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. As lacunas identificadas envolvem as dimensões social e econômica da sustentabilidade, além da inclusão de novas abordagens como o design de serviços e a atuação para a promoção de novos cenários de consumo suficiente. Para isso, é importante que o paradigma ecocêntrico seja adotado no ensino em design, de modo a promover a transformação não apenas da prática projetual, como da própria mentalidade e atuação dos designers.

Biografia do Autor

  • Iana Uliana Perez, UNESP
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Design da UNESP – Universidade Estadual Paulista. Mestra em Design pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Atualmente é membro e pesquisadora do Laboratório e Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura (UNESP) e do Grupo de Pesquisa em Design, Sustentabilidade e Inovação (UEL).  E-mail: [email protected]
  • Mônica Moura, UNESP
    Líder do Grupo de Pesquisa Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura (CNPq/UNESP). Professora do Departamento de Design e Orientadora no Programa de Pós-graduação em Design da UNESP. Realizou pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e na Universidade do Minho. Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). E-mail: [email protected]
  • Paula da Cruz Landim, UNESP

    Professora no Departamento de Design e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP. Realizou pós-doutorado Universidade de Arte e Design de Helsinque na Finlândia. Livre-docente em Design de Produto (UNESP), Doutora em Arquitetura e Urbanismo (USP), Mestra em Geografia (UNESP) e graduada em Arquitetura e Urbanismo (USP). E-mail: [email protected]

  • Suzana Barreto Martins, UEL

    Docente no Departamento de Design da UEL e líder Grupo de Pesquisa em Design, Sustentabilidade e Inovação. Doutora em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Santa Catarina) e Mestra em Ergonomia (Universidade Nacional Autônoma do México-UNAM), realizou pós-doutorado na UFPR. E-mail: [email protected]

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

ABORDAGEM DA SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM DESIGN NO BRASIL: ÊNFASES E LACUNAS. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(0I), 184-203. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e0I2020184-203

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