ANÁLISE DOS PROCESSOS OPERACIONAIS DA EMPRESA AÉREA LATAM BRASIL REFERENTE AOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM SUAS OPERAÇÕES COM AS AERONAVES AIRBUS 320
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e2202096-119Palavras-chave:
Meio Ambiente. Sustentabilidade. Tecnologia.Resumo
O Transporte Aéreo é amplamente utilizado em todo o mundo. Juntamente com este modal existem vários processos relacionados a sua cadeia de produção, que são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer país, junto com estes processos são gerados impactos ambientais que fazem parte desse desenvolvimento, que caminha junto com o crescimento da humanidade na luta pela sua sobrevivência. O Brasil é um dos países signatários de tratados, convenções, acordos nacionais e internacionais que regulam a aviação, que objetivam a diminuição e controle de seus impactos. O crescimento da aviação no mundo tem perspectiva real e concreta através da constante utilização do avião como meio fundamental para fins econômicos como transporte de cargas fundamentais e no aumento do turismo. O Brasil com suas dimensões continentais possui suas regras próprias para que as empresas brasileiras operem os voos domésticos e com isso existe a possibilidade de crescimento do segmento no modal doméstico, além de aumento de voos internacionais com empresas estrangeiras. Neste trabalho monográfico se pretende demonstrar quais são os processos operacionais que a Empresa Latam Brasil realiza para minimizar os impactos gerados em suas operações com as aeronaves Airbus 320. Para atingir o objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, através de buscas realizadas nos sites da empresa aérea e dos órgãos reguladores do setor, associada à análise de dados de artigos, livros, projetos e documentos diversos. Além disso foi realizada uma pesquisa em aeroportos com registros fotográficos e pesquisas com despachantes da empresa no aeroporto de Guarulhos. A partir da avaliação dos dados e do entendimento atual do setor, foram elaboradas considerações relacionadas a melhorias nos atuais processos de utilização de equipamentos de suporte de energia e ar condicionado nos processos de solo, processos de coleta seletiva de materiais provenientes do serviço de bordo e certificação de processos ISO 14001 e ainda sobre as consequências de um aumento de seus impactos das atividades da empresa em um setor com previsão de crescimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.