CAPACIDADE DE AUTODEPURAÇÃO DE CORPOS D’ÁGUA URBANOS EM SITUAÇÕES DE VAZÕES CRÍTICAS: O CASO DO CÓRREGO PERNADA, PARAÍSO DO TOCANTINS – TO.

Autores

  • Rejane Freitas Benevides Almeida INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS http://orcid.org/0000-0002-1351-5148
  • Ítalo Wanderley Almeida INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ
  • Girlene Figueiredo Maciel UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e42021218-238

Palavras-chave:

Autodepuração, Córrego Pernada, Modelo de Streeter-Phelps.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a capacidade de autodepuração do Córrego Pernada, localizado no município de Paraíso do Tocantins – TO, em situações de vazão crítica. Para tanto, inicialmente, foi realizado um levantamento dos principais usos desenvolvidos ao longo do curso d’água, sendo observado que o lançamento de efluentes tratados pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) seria o uso com o maior potencial para o comprometimento de sua capacidade de autodepuração. O passo seguinte foi a realização de medições de vazão a montante do lançamento de efluentes no período de maio a outubro de 2015 com o intuito de identificar a vazão
crítica do curso d’água. Por fim, aplicou-se o modelo matemático de Streeter-Phelps, sendo observado prejuízos na capacidade de autodepuração do córrego no período de vazão crítica, o qual apresentou resultados em desacordo com a legislação para o parâmetro DBO5.

Biografia do Autor

  • Rejane Freitas Benevides Almeida, INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS
    Possui graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL (2007) e Mestrado em Ciências do Ambiente (2010) pela Universidade Federal do Tocantins. Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Goiás (2017). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins e tem experiência nas áreas vinculadas ao meio ambiente e saneamento, com ênfase em monitoramento de bacias hidrográficas.
  • Ítalo Wanderley Almeida, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ
    Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins. Mestrado em Engenharia Ambiental pela mesma instituição com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento. É Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental. Tem experiência no ramo de Serviços Ambientais, em especial Saneamento Ambiental (água e Esgoto) além de conhecimento no procedimento de Licenciamento Ambiental.
  • Girlene Figueiredo Maciel, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
    Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Mestre e graduado em meteorologia pela Universidad Federal da Paraíba-UFPB. Professor do curso de graduação em engenharia ambiental da Universidade Federal do Tocantins-UFT, recentemente membro do colegiado do mestrado profissionalizante em engenharia ambiental, campus de Palmas. Desenvolve pesquisa em clima e meio ambiente com aplicações em agrometeorologia, agroclimatologia, hidrometeorologia e no entendimentos dos processos hidrológicos em bacias hidrográficas.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAPACIDADE DE AUTODEPURAÇÃO DE CORPOS D’ÁGUA URBANOS EM SITUAÇÕES DE VAZÕES CRÍTICAS: O CASO DO CÓRREGO PERNADA, PARAÍSO DO TOCANTINS – TO. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10(4), 218-238. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e42021218-238

Artigos Semelhantes

1-10 de 1247

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.