ANÁLISE DE RISCOS NA ATIVIDADE DE DESOBSTRUÇÃO DE REDES COLETORAS DE ESGOTO: UM ESTUDO DE CASO EM FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e12022350-369Palavras-chave:
Análise preliminar de riscos, Esgoto sanitário, Identificação de perigos.Resumo
Os perigos e os riscos existentes na função de desobstrução de redes de esgoto necessitam ser estudados para que se reduza a possibilidade de acidentes do trabalho na atividade. Visando essa análise, no presente estudo foram usadas metodologias, técnicas e ferramentas (inspeções de campo e elaboração de matriz de APR) para identificar os perigos e analisar os riscos da função, utilizando de base uma empresa de saneamento terceirizada da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), atuante no município de Florianópolis, Santa Catarina. Em síntese, foram verificados dez riscos, de distintas naturezas (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes) e com gravidade variando entre menor e crítico. Para cada risco, foram indicadas medidas preventivas e corretivas que podem ser adotadas visando à instauração de uma rotina de trabalho mais saudável e segura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.