ESTUDO DE CASO: INVESTIGAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA O APROVEITMANETO ENERGÉTICO A PARTIR DO LIXO: USINA GASEIFICADORA MODULAR (UGM)
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020599-615Palavras-chave:
Aproveitamento Energético. Resíduos Sólidos Urbanos. Usina Gaseificadora Modular. Tratamento de Resíduos. Meio Ambiente.Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar uma unidade que utiliza o processo de decomposição térmica de resíduos ou qualquer biomassa como fonte de geração de energia. Para isso, elaborou-se um estudo de caso com fundamentação teórica sobre a geração dos RSU no Brasil, e as formas de tratamento. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, em que o universo pesquisado envolveu a análise de um equipamento que coleta, tritura e alimenta os resíduos em um forno anaeróbico sem presença de oxigênio, gerando pela síntese dos materiais incinerados, um gás combustível composto principalmente por: Hidrogênio (H2), Monóxido de Carbono (CO2) e Metano (CH4).Nesse processo, esta tecnologia se apresenta como uma solução ecológica que transforma resíduos em energia através da Usina Gaseificadora Modular (UGM). Os resultados demonstraram a viabilidade de utilização do equipamento para a produção de energia elétrica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.