ESTUDO DE CASO: INVESTIGAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA O APROVEITMANETO ENERGÉTICO A PARTIR DO LIXO: USINA GASEIFICADORA MODULAR (UGM)

Autores

  • Genilson Jacinto Pacheco Genilson Jacinto Pacheco Genilson Jacinto Pacheco PUC RIO
  • Tácio Mauro Pereira de Campos PUC RIO
  • Daniel Luiz de Mattos Nascimento PUC RIO
  • Ana Ghislane Henriques Pereira Van Elk UERJ

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020599-615

Palavras-chave:

Aproveitamento Energético. Resíduos Sólidos Urbanos. Usina Gaseificadora Modular. Tratamento de Resíduos. Meio Ambiente.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar uma unidade que utiliza o processo de decomposição térmica de resíduos ou qualquer biomassa como fonte de geração de energia. Para isso, elaborou-se um estudo de caso com fundamentação teórica sobre a geração dos RSU no Brasil, e as formas de tratamento. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, em que o universo pesquisado envolveu a análise de um equipamento que coleta, tritura e alimenta os resíduos em um forno anaeróbico sem presença de oxigênio, gerando pela síntese dos materiais incinerados, um gás combustível composto principalmente por: Hidrogênio (H2), Monóxido de Carbono (CO2) e Metano (CH4).Nesse processo, esta tecnologia se apresenta como uma solução ecológica que transforma resíduos em energia através da Usina Gaseificadora Modular (UGM). Os resultados demonstraram a viabilidade de utilização do equipamento para a produção de energia elétrica.

 

 



Biografia do Autor

Genilson Jacinto Pacheco Genilson Jacinto Pacheco Genilson Jacinto Pacheco, PUC RIO

Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. genilsonpacheco@bol.com.br

 

Tácio Mauro Pereira de Campos, PUC RIO

Doutor em Mecânica dos Solos. Departamento de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) – Rio de Janeiro (RJ). tacio@puc-rio.br

 

Daniel Luiz de Mattos Nascimento, PUC RIO

Doutorando em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) – RJ.

Ana Ghislane Henriques Pereira Van Elk, UERJ

  Doutora em Geotecnia Ambiental. Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. anavanelk@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-05-29