ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA E DE RISCO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM ATERRO INDUSTRIAL PARA RESÍDUOS PERIGOSOS NA REGIÃO SERRANA DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020164-181Palavras-chave:
Viabilidade econômica. Aterro industrial. Resíduos perigosos.Resumo
Santa Catarina é um polo nacional de produção agropecuária, têxtil e metal mecânica, representando uma crescente geração de resíduos contaminados, caracterizados como de Classe I. A correta destinação desses dejetos é de suma importância não só ambiental, mas também para a saúde humana. Diante de poucas alternativas locacionais no estado para destinação deste tipo de resíduos, o presente estudo busca analisar através de ferramentas da engenharia econômica, a viabilidade da implementação de um aterro industrial para resíduos desta categoria. Neste buscou-se levantar os custos iniciais e operacionais do projeto, sendo balizados pelos componentes da NBR 10.157. As informações sobre os custos necessários ao projeto foram coletadas por meio de pesquisa bibliográfica e de mercado, com entrevistas, orçamentos e análise de custos em outros projetos de áreas semelhantes. O fluxo de caixa foi aplicado em moeda real. Os cálculos de viabilidade foram feitos utilizando-se o software Excel, onde foram organizados cinco cenários com possíveis variações. Também fora analisado os riscos pertinentes aos cenários escolhidos através do programa @risk. Considerando a Taxa Interna de Retorno, todos os cenários apresentaram viabilidade econômica, com baixo risco em relação à taxa de juros adotada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.