GESTÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO ACERCA DAS PRÁTICAS AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS ADOTADAS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE TANGARÁ DA SERRA/MT
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e4202230-50Palavras-chave:
Micro e Pequenas Empresas, Práticas Ambientalmente Sustentáveis, CertificaçõesResumo
As Práticas Ambientalmente Sustentáveis (PAS) são ações que possuem como objetivo construir um novo modelo de cultura organizacional visando a implantação de critérios sustentáveis nas atividades empresariais. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar se as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de Tangará da Serra/MT selecionadas como amostra para essa pesquisa desenvolvem PAS, buscando compreender os fatores motivadores e limitadores para efetivação de tal ação. Neste sentindo, a metodologia empregada na pesquisa apresentou uma abordagem quantitativa do tipo descritiva exploratória; a coleta de dados ocorreu mediante aplicação de questionário adaptado de Otero (2010) com 14 empresas; e a análise de dados foi feita de maneira descritiva com o auxílio do software Microsoft office Standard 2016 (Excel). A partir da pesquisa foi possível constatar que dentre as 6 práticas previstas por Otero (2010) as empresas desenvolvem PAS relacionadas aos temas: energia, água, resíduo, materiais e construção. Também foi possível verificar os fatores considerados motivadores para implementação de PAS que são: facilidade na elaboração de um cronograma de trabalho adequado à gestão de questões (como meio ambiente local, saúde e segurança); conscientização ambiental e economia de recursos financeiros. Já os fatores considerados limitadores são: escassez de recursos financeiros; ausência de suporte para a implantação e dificuldades de persuasão à participação de todos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.