EVIDÊNCIA DE BENEFÍCIOS DE UMA ÁREA NATURAL PROMOVENDO A REDUÇÃO DE INJÚRIAS CAUSADAS PELA LAGARTA DO CARTUCHO EM PLANTAS DE MILHO
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e9044Palavras-chave:
Serviços ecossistêmicos, Milho, Agroecossistemas, Ecologia da paisagem, Inimigos naturaisResumo
Áreas naturais podem aumentar a quantidade de inimigos naturais (IN) de pragas agrícolas em áreas de cultivo. O nível de danos (ND) causado pela lagarta do cartucho em um cultivo de milho foi estudado em Sete Lagoas, MG. Testamos se o ND aumenta com a distância à área natural e se no período reprodutivo o efeito da distância sobre os novos danos se anularia. Avaliado o ND (450 plantas, cinco distâncias da área natural e cinco momentos), verificamos que o ND foi menor em plantas próximas à área natural e que foi homogêneo no período reprodutivo do milho. Isto sugere que os IN estão mais próximos da área natural, com mais recursos alimentares e que os IN têm distribuição homogeneizada devido a sua atração pelos recursos do período reprodutivo das plantas cultivadas. Sugere-se que a conservação da paisagem é essencial para reduzir danos de pragas em áreas de cultivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.