EVIDÊNCIA DE BENEFÍCIOS DE UMA ÁREA NATURAL PROMOVENDO A REDUÇÃO DE INJÚRIAS CAUSADAS PELA LAGARTA DO CARTUCHO EM PLANTAS DE MILHO

Autores

  • Fernando Mantouvane Lanza-Souza Programa de Doutorado em Biotecnologia Vegetal Universidade Federal de Lavras
  • Anderson Oliveira Latini Universidade Federal de São João del-Rei http://orcid.org/0000-0002-1070-8657

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e9044

Palavras-chave:

Serviços ecossistêmicos, Milho, Agroecossistemas, Ecologia da paisagem, Inimigos naturais

Resumo

Áreas naturais podem aumentar a quantidade de inimigos naturais (IN) de pragas agrícolas em áreas de cultivo. O nível de danos (ND) causado pela lagarta do cartucho em um cultivo de milho foi estudado em Sete Lagoas, MG. Testamos se o ND aumenta com a distância à área natural e se no período reprodutivo o efeito da distância sobre os novos danos se anularia. Avaliado o ND (450 plantas, cinco distâncias da área natural e cinco momentos), verificamos que o ND foi menor em plantas próximas à área natural e que foi homogêneo no período reprodutivo do milho. Isto sugere que os IN estão mais próximos da área natural, com mais recursos alimentares e que os IN têm distribuição homogeneizada devido a sua atração pelos recursos do período reprodutivo das plantas cultivadas. Sugere-se que a conservação da paisagem é essencial para reduzir danos de pragas em áreas de cultivo.

Biografia do Autor

  • Fernando Mantouvane Lanza-Souza, Programa de Doutorado em Biotecnologia Vegetal Universidade Federal de Lavras
    Possui formação em Técnico Ambiental pela Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas, graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de São João del-Rei e mestrado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras. Participou da criação do Núcleo de estudo GUAYI de Agroecologia da UFSJ, em 2012 assumindo o cargo de vice-coordenador discente do grupo até dezembro de 2013. Estagiou no Laboratório de Criação de Insetos da Embrapa Milho e Sorgo sob orientação do Pesquisador Dr. Ivan Cruz, foi bolsista PIBIC FAPEMIG por 2 anos na área de serviços ecossistêmicos sob orientação do Prof. Dr. Anderson Latini, bolsista FUNARBE no Projeto SISBIOTA por 1 ano na Embrapa Milho e Sorgo sob orientação do Pesquisador Dr. Fernando Hercos Valicente e bolsista CAPES por 1 ano e 6 meses do programa Ciência sem Fronteiras (2014/2015) no Canadá. Cursou disciplinas no Sault College (Sault Sainte Marie, Ontário/Canadá) e estagiou por 1 ano no Great Lakes Forestry Centre - Natural Resources Canada/Canadian Forest Service (Sault Sainte Marie, ON/CA) na área de controle biológico de pragas com organismos entomopatogênicos (Bacillus thuringiensis e Beauveria bassiana) e criação de insetos sob orientação dos pesquisadores Dr. Kees van Frankenhuyzen, Dr. George Kyei-Poku e Dr. John Dedes. Foi bolsista FAPED no Laboratório de Controle Biológico do Núcleo de Biologia Aplicada da Embrapa Milho e Sorgo sob orientação do Pesquisador Dr. Fernando Hercos Valicente, trabalhando com Bacillus thuringiensis, Baculovirus, adaptação de metodologia para bioensaios (Droplet feeding Method) e criação de insetos. Atualmente é bolsista CAPES doutorando em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras.
  • Anderson Oliveira Latini, Universidade Federal de São João del-Rei
    Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Trabalhou na Fundação Estadual do Meio Ambiente - MG, no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e hoje é professor associado na Universidade Federal de São João del-Rei. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão, desenvolvimento tecnológico e inovação, tendo experiência de trabalho com a Usiminas, com a CENIBRA, com a Arcelor Mittal (CAF-Santa Bárbara), com a EMBRAPA e com a VALE, obtendo financiamento privado e/ou por órgãos de fomento como o CNPq, PROBIO e FAPEMIG.

Downloads

Publicado

2023-03-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EVIDÊNCIA DE BENEFÍCIOS DE UMA ÁREA NATURAL PROMOVENDO A REDUÇÃO DE INJÚRIAS CAUSADAS PELA LAGARTA DO CARTUCHO EM PLANTAS DE MILHO. (2023). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 12(1), e9044. https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e9044

Artigos Semelhantes

21-30 de 1125

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.