APLICAÇÃO DA LEI DOS GRANDES GERADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO DISTRITO FEDERAL NOS SUPERMERCADOS DE PLANALTINA

Autores

  • Sadi Bidinoto Júnior Universidade de Brasília
  • Bianca da Silva Faria
  • Elaine Nolasco Ribeiro Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e32022295-318

Palavras-chave:

Supermercados, Varejo, Coleta seletiva, Grandes geradores, Planos de gerenciamento

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar a aplicação da Lei Distrital no 5.610/16 – Lei dos Grandes Geradores (GG) no varejo supermercadista de Planaltina/DF. É um estudo multicasos, caracterizando-se como exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas estruturadas realizadas com gestores de 24 estabelecimentos e observações in loco. Os resultados indicaram que 38% dos supermercados não conhecem a Lei dos GG e 39% estão cadastrados no Serviço de Limpeza Urbana do DF como GG e cumprem a lei de forma parcial. Apenas 52% dos supermercados possuem Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, conforme Lei no 12.305 e Lei dos GG. Apesar dos gestores dos estabelecimentos reconhecerem os benefícios ambientais da lei, não se sentem responsáveis pela correta destinação dos resíduos. O estudo demonstra que os supermercados avaliados estão em diferentes situações de atendimento à legislação federal e distrital, carecendo de adequações no manejo de resíduos.

Biografia do Autor

  • Sadi Bidinoto Júnior, Universidade de Brasília
    Graduado em gestão ambiental pela Universidade de Brasília. Estagiário na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
  • Elaine Nolasco Ribeiro, Universidade de Brasília (UnB)
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), doutorado em Biotecnologia Industrial pela Escola de Engenharia de Lorena/USP (2008). Pós-doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011). Atualmente é professora adjunta no curso de bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade de Brasília, campus de Planaltina. Orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - PPGP da UnB. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de engenharia sanitária e ambiental com ênfase em saneamento ambiental, e mais especificamente em monitoramento de efluentes industriais, ecotoxicologia aquática, qualidade e reuso da água, e gerenciamento de resíduos.

Downloads

Publicado

2022-09-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

APLICAÇÃO DA LEI DOS GRANDES GERADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO DISTRITO FEDERAL NOS SUPERMERCADOS DE PLANALTINA. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11(3), 295-318. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e32022295-318

Artigos Semelhantes

1-10 de 1260

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.