Redução de emissão de CO2 nas atividades aéreas da Empresa Aérea ABSA S.A., com ênfase na redução de consumo de combustíveis fósseis

Autores

  • Luis Eduardo Melnik
  • Jairo Afonso Henkes Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v1e12012183-197

Palavras-chave:

Redução de emissão, Dióxido de Carbono, Aviação, Sustentabilidade

Resumo

O trabalho aqui apresentado tem por finalidade sugerir mudanças opera-cionais em uma empresa aérea objetivando a redução de emissões de CO2 através da redução de consumo de combustíveis fósseis. Para tanto, uma pesquisa foi ela-borada junto a uma das principais empresas de transporte aéreo de carga no Brasil e a análise e verificação dos dados apresentados foram aqui transcritos de forma a corroborar com a viabilidade deste tipo de programa. Os resultados apresentados neste trabalho são bastante animadores e reforçam a ideia do crescimento e evolu-ção de forma sustentável. Será possível verificar, ao longo do texto, os benefícios ambientais e econômicos trazidos por este projeto.

Biografia do Autor

Luis Eduardo Melnik

Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental – Unisul Virtual. 

Jairo Afonso Henkes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unisul. Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural. Engenheiro Agrônomo.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Estudos de Caso