PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO NO BAIRRO OURO VERDE, NOVA OLÍMPIA-MT.
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e22022212-226Palavras-chave:
Percepção Ambiental, Resíduos Sólidos Urbanos, LegislaçãoResumo
Os resíduos sólidos constituem um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade e uma das formas de minimizar os impactos ambientais, além do cumprimento da legislação correspondente, é sensibilizar a população por meio da Educação Ambiental. Para tanto, é necessário o diagnóstico da percepção ambiental do público alvo, visando estabelecer os parâmetros a serem desenvolvidos. Esse trabalho analisou a percepção dos moradores do bairro Ouro Verde, no município de Nova Olímpia– MT em relação aos resíduos sólidos urbanos (RSU), constituindo um estudo qualiquantitativo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram um nível de percepção ambiental insatisfatório devido a carência de conhecimento sobre os RSU, demostrando a necessidade de ações direcionadas para questões educativas pautadas no tripé da
sustentabilidade, que envolve reflexos econômicos, ambientais e sociais, bem como a demanda por ações de adequação da gestão de resíduos por parte do poder público municipal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.