PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO NO BAIRRO OURO VERDE, NOVA OLÍMPIA-MT.

Autores

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Resíduos Sólidos Urbanos, Legislação

Resumo

Os resíduos sólidos constituem um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade e uma das formas de minimizar os impactos ambientais, além do cumprimento da legislação correspondente, é sensibilizar a população por meio da Educação Ambiental. Para tanto, é necessário o diagnóstico da percepção ambiental do público alvo, visando estabelecer os parâmetros a serem desenvolvidos. Esse trabalho analisou a percepção dos moradores do bairro Ouro Verde, no município de Nova Olímpia– MT em relação aos resíduos sólidos urbanos (RSU), constituindo um estudo qualiquantitativo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram um nível de percepção ambiental insatisfatório devido a carência de conhecimento sobre os RSU, demostrando a necessidade de ações direcionadas para questões educativas pautadas no tripé da
sustentabilidade, que envolve reflexos econômicos, ambientais e sociais, bem como a demanda por ações de adequação da gestão de resíduos por parte do poder público municipal.

Biografia do Autor

Jéssica Guimarães Borges, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2019). Estagiária na Cooperativa de Crédito  Sicredi Sudoeste no município de Nova Olímpia-MT.

Leandro José de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra.

LEANDRO JOSÉ DE OLIVEIRA É ECONOMISTA FORMADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO (UNEMAT) E MESTRE EM AGRONEGÓCIOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). FOI PROFESSOR NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E TURISMO PELA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE MANTIDA PELA UNIÃO DAS FACULDADE DE ALTA FLORESTA (UNIFLOR), ONDE NESSE PERÍODO ATUOU LECIONANDO AS DISCIPLINAS DE INTRODUÇÃO A ECONOMIA, MICROECONOMIA, MACROECONOMIA, ECONOMIA DO TURISMO E ECONOMIA EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. JÁ FOI PROFESSOR CONTRATADO NA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ (UNIC - UNIDADE DE TANGARÁ DA SERRA) ATUANDO PELO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DIREITO ONDE LECIONAVA AS DISCIPLINAS DE MACROECONOMIA, MICROECONOMIA, NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E ECONOMIA. ATUALMENTE É PROFESSOR INTERINO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT-CAMPUS DE TANGARÁ DA SERRA) ATUANDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL LECIONANDO AS DISCIPLINAS DE ECONOMIA, INTRODUÇÃO A ECONOMIA E ECONOMIA APLICADA A ENGENHARIA CIVIL.

Ana Paula Silva de Andrade, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra.

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2019), especialista na área de Gestão em Saúde e Meio Ambiente pela Faculdade Afirmativo (2011), bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008). 

Carlos Rezende de Pádua Junior, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra.

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMATICA pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2003), especialização em MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM (2004) pela UNIVERSIDADE DE CUIABÁ e mestrado em ENGENHARIA ELÉTRICA pela UNESP - Ilha Solteira-SP (2014). Professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Sônia Aparecida Beato Ximenes de Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra.

Doutorado em andamento em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestrado em Ambiente e Sist. de Produção Agrícola pela UNEMAT. Pós graduada em Controladoria, Pós graduação em Didática do Ensino Superior. Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Campo Grande (2001). Atua como pesquisadora e Docente do Ensino Superior desde 2004. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Tangará da Serra, MT, nas disciplinas de Teoria da Contabilidade, Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso, com pesquisa, ensino e extensão.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Edição

Seção

Artigos