UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EXTRAÇÃO MULTIFÁSICA COMO FERRAMENTA NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS POR POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Autores

  • Valéria Menezes de Souza
  • Nora Katia Saavedra del Águila Hoffmann

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020781-807

Palavras-chave:

Contaminação, BTEX, PAH, Remediação.

Resumo

As águas subterrâneas são largamente utilizadas para diversas atividades em todo o mundo, no entanto, este recurso natural está sendo silenciosamente contaminado por atividades antrópicas, dentre elas, a comercialização de combustíveis oriundos de petróleo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a redução da contaminação por combustíveis, utilizando a técnica de Extração Multifásica. O sistema atuou por 32 meses, extraindo um total de 350,43 m³ de água subterrânea contaminada. Alguns poços de extração, apresentaram concentrações acima do limite estabelecido pela análise de risco, no entanto, isto se deve a constante drenagem de contaminantes. Os resultados apresentados demonstraram uma redução nas concentrações de BTEX, variando entre 3,9 a 98,2% em 60% dos poços que apresentaram contaminação, e os compostos dos PAH, indicaram uma redução de 78,2 a 100% das concentrações na água subterrânea em 80% dos poços de extração e monitoramento. Contudo, houveram indícios de contaminação persistente no solo, deste modo, seria ideal a aplicação de uma segunda técnica de remediação para a remoção da contaminação de fase adsorvida no solo e assim, evitar o retorno de contaminantes.

Biografia do Autor

  • Valéria Menezes de Souza
    Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Araguaia (2017), possui MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Graduação e Pós-Graduação - IPOG (2019) e atualmente cursa mestrado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Goiás (2019).
  • Nora Katia Saavedra del Águila Hoffmann
    Possui graduação em Biologia UNALM (1995), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2002) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (2007). Pós-doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Microbiologia Aplicada. 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EXTRAÇÃO MULTIFÁSICA COMO FERRAMENTA NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS POR POSTOS DE COMBUSTÍVEIS. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(3), 781-807. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020781-807

Artigos Semelhantes

1-10 de 46

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.