REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA ATRAVÉS DE PROPOSIÇÕES DE PRÁTICAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA PARA INDÚSTRIA DE GALVANIZAÇÃO

Autores

  • Maria Eliana Camargo Ferreira UNICESUMAR
  • Hugo Eiji Imai UNICESUMAR
  • Luciana Cristina Soto Herek Rezende UNICESUMAR/ICETI
  • Isabele Picada Emanuelli UNICESUMAR/ICETI
  • Natália Ueda Yamaguchi UNICESUMAR/ICETI

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020566-581

Palavras-chave:

Metais pesados, tecnologias limpas, tratamento de efluentes, zinco.

Resumo

A galvanização é considerada uma das mais importantes alternativas de proteção contra corrosão para o aço, porém as tecnologias e os processos utilizados em operações de acabamento de peças metálicas e operações de enxágue são fontes de poluição ambiental. O objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo de caso para avaliar o processo produtivo de uma indústria de galvanização e estabelecer práticas de PML mediante propostas de inovação incremental sustentável nas diferentes etapas da produção. Para tanto, associou ao estudo de caso uma pesquisa de campo exploratória, em um processo de galvanização de uma indústria de ferragens destinadas à telefonia e distribuição elétrica na cidade de Mandaguari-PR, visando realizar observações sistemáticas dos processos produtivos, coleta de dados, caracterização quali-quantitativa dos efluentes gerados, e finalmente a elaboração das propostas de práticas de PML.  Nas análises da produção verificou-se que os resíduos líquidos diluídos eram descartados periodicamente, e proviam das águas de lavagem das peças, e apresentavam característica com alto teor de metais, principalmente zinco e chumbo, sendo extremamente ácida. Medidas de PML visando reduzir o consumo de água de enxágue e a geração de resíduos perigosos foram propostas. Desta forma, a redução, reutilização e recuperação da água na indústria de galvanização poderão contribuir na redução da quantidade total de resíduos, emissões e toxicidade de resíduos e como conseqüência, contribuindo para a circularidade da economia neste setor.

Biografia do Autor

  • Maria Eliana Camargo Ferreira, UNICESUMAR
    Mestranda no Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL- Unicesumar).
  • Hugo Eiji Imai, UNICESUMAR
    Mestranda no Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL- Unicesumar).
  • Luciana Cristina Soto Herek Rezende, UNICESUMAR/ICETI
    Graduada em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000) com doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2009) na área de Desenvolvimento de Processos em Gestão, Controle e Preservação Ambiental. Possui pós doutorado em Engenharia Mecânica (2017) na área de Materiais.Na área de pesquisa atua em Gestão Ambiental, Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, com utilização de resíduos sólidos na fabricação materiais modificados e Gerenciamento e Tratamento de Água e Efluentes. Atualmente é professora do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Limpas e dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica. Atua como pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação.
  • Isabele Picada Emanuelli, UNICESUMAR/ICETI
    Graduada em Medicina Veterinária em 2002 pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq nos anos de 1999, 2000 e 2001 desenvolvendo seus projetos na área de biotecnologia animal. Mestre em 2005 em zootecnia na área de biotecnologia animal pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenou o Laboratório de Biotecnologia da ReproduçãoAnimal da UniCesumar de abril de 2005 a 2010. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) em Botucatu/SP no ano de 2013. Possui experiência em Biotecnologia da reprodução (produção de embriões mamíferos in vitro e in vivo; cultura in vitro de células mamíferas e células-tronco e micromanipulação embrionária), e em tecnologias limpas na agroindústria e na produção animal. Desde 2014 é Professora Titular do Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas e no Mestrado de Ciências, Tecnologias e Segurança Alimentar da UniCesumar. Atualmente suas pesquisas estão voltadas para Sustentabilidade na Produção e Reprodução Animal, incluindo gestão ambiental na agroindústria e na agropecuária. É editora na Revista em Agronegócios e Meio Ambiente da seção de Tecnologias Limpas.
  • Natália Ueda Yamaguchi, UNICESUMAR/ICETI

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Engenharia Química na Universidade Estadual de Maringá e Université Laval (Québec, QC, Canadá, doutorado sanduíche/2015) e atualmente é professora do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) no programa de mestrado em tecnologias limpas. Tem experiência na área de Engenharia Química com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: purificação de água, água potável, desenvolvimento de novos materiais, grafeno, modificação de carvão ativado, prata, cobre, qualidade da água, membranas, materiais bactericidas, glifosato, remoção de contaminantes da água.

    http://lattes.cnpq.br/3108348607423641

Downloads

Publicado

2020-07-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA ATRAVÉS DE PROPOSIÇÕES DE PRÁTICAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA PARA INDÚSTRIA DE GALVANIZAÇÃO. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(2), 566-581. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020566-581

Artigos Semelhantes

1-10 de 1253

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.