ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ARBORIZAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS PAVIMENTADAS E DA PRAÇA DO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE TUPANCI DO SUL/RS
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e7926Palavras-chave:
Inventário Florestal, Vias urbanas, Arborização Urbana, Planejamento urbanoResumo
Uma arborização adequada promove o enriquecimento da paisagem e deve explorar de forma harmoniosa todos os elementos do paisagismo, priorizando a utilização de espécies do bioma local, que proporciona uma maior identidade à arborização das cidades. Objetivo: Os objetivos deste trabalho foram construir um inventário da arborização urbana no município de Tupanci do Sul-RS e analisar a situação atual da arborização urbana. O presente estudo teve como base o levantamento quali-quantitativo do tipo censo dos espécimes arbóreos e arbustivos de todas as vias pavimentadas do município de Tupanci do Sul, bem como da praça que circunda o Santuário de Nossa Senhora da Saúde. As vias pavimentadas do município de Tupanci do Sul totalizam uma avenida e doze ruas, além da Praça do Santuário Nossa Senhora da Saúde. Foram catalogados 292 espécimes distribuídos em 26 famílias, 34 gêneros e 42 espécies. A espécie predominante é Schinus molle L., do total de indivíduos, 37,3% é de origem exótica. Em 61,64% dos casos, apresentaram bom estado fitossanitário sob análise visual bem como, nenhum conflito com elementos urbanos. A arborização da cidade é predominantemente composta por espécies nativas, a manutenção da arborização consiste na inserção de novas espécies o que favorece a biodiversidade local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.