GOVERNANÇA DA GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES: MÉTODO DE ANÁLISE COM BASE NA REFLEXÃO TEÓRICO-CONCEITUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020484-510

Palavras-chave:

gestão de riso de desastres, método de análise, governança.

Resumo

O aumento mundial no número de registros de desastres refletiu internacionalmente nos marcos de Yokohama (1994), Hyogo (2005-2014) e Sendai (2015-2030). Considerando que a discussão da temática é considerada relativamente recente, mas cujos movimentos e resultados são contínuos em sua reflexão teórico-conceitual; o estudo objetiva desenvolver um método de análise da governança da gestão de risco de desastres. Trata-se de uma pesquisa teórico-metodológica de abordagem sistêmica. O estudo aponta que a capacidade da gestão de risco de desastres pode ser analisada com base na compreensão da estrutura da rede de cooperação entre seus diferentes stakeholders; dos diferentes níveis espaciais envolvidos nesta rede e do grau de consolidação das políticas de GRD.

Biografia do Autor

Giane Roberta Jansen, Universidade Regional de Blumenau

Arquiteta e Urbanista, Doutoranda e Mestre em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Regional de Blumenau, Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau, giane.jansen@gmail.com .

Rafaela Vieira, Universidade Regional de Blumenau.

Arquiteta e Urbanista, Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora, Pesquisadora e Extensionista do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, arquitetura.rafaela@gmail.com .

Jairo Afonso Henkes, Unisul

Doutorando em Geografia (UMinho, 2019). Mestre em Agroecossistemas (UFSC, 2006). Especialista em Administração Rural (UNOESC, 1997). Engenheiro Agrônomo (UDESC, 1986). Professor dos Cursos de Ciências Aeronáuticas, Administração, Engenharia Ambiental, do CST em Gestão Ambiental e do PPG em Gestão Ambiental da Unisul.  E-mail: jairohenkes333@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos