AS NECRÓPOLES E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO DO CEMITÉRIO SÃO LUCAS, PELOTAS/RS

Autores

  • Samanta Tolentino Cecconello Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas
  • Luana Nunes Centeno Universidade Federal de Pelotas
  • Tirzah Moreira Siqueira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e42019110-130

Palavras-chave:

Contaminação do solo, Água subterrânea, AIA, Variabilidade espacial.

Resumo

Dentre as inúmeras atividades antrópicas causadoras de impacto ambiental, as necrópoles merecem uma atenção especial. Este trabalho objetivou avaliar os possíveis impactos ambientais decorrente da atividade de um cemitério localizado no município de Pelotas. Para isso, foi realizada inicialmente uma pesquisa exploratória de caráter descritivo, aplicações de questionários e entrevistas informais junto aos órgãos ambientais competentes, com os funcionários do cemitério em questão e com a população vizinha ao empreendimento, por fim, aplicou-se a metodologia “GOD” para estimar a vulnerabilidade do aquífero. Dentre os impactos significativos decorrentes desta atividade, encontrou-se a provável contaminação do lençol freático por meio do necrochorume e observou-se que a vulnerabilidade natural à contaminação do aquífero na área de estudo apresentou-se como de média vulnerabilidade. Sendo assim, foi possível perceber a necessidade urgente de medidas corretivas e até mesmo a interrupção total das atividades da necrópole, até que sejam tomadas medidas de recuperação da área.

Biografia do Autor

  • Samanta Tolentino Cecconello, Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas
    Mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindústriais pela UFPel, docente dos Cursos Superiores de Tecnologia em Saneamento e Gestão Ambiental do IFSul Câmpus Pelotas.
  • Luana Nunes Centeno, Universidade Federal de Pelotas
    Doutoranda em Recursos Hídricos pela UFPel
  • Tirzah Moreira Siqueira, Universidade Federal de Pelotas
    Doutorado em Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2015) e professora adjunto da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS NECRÓPOLES E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO DO CEMITÉRIO SÃO LUCAS, PELOTAS/RS. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(4), 110-130. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e42019110-130

Artigos Semelhantes

1-10 de 439

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)