MODELAGEM HIDRO-METEOCEANOGRÁFICA PARA VIAS FLUVIAIS E PORTOS - PREHVIA

Autores

  • Aline Olivas Kaji Agência Brasileira de Meteorologia - Climatempo http://orcid.org/0000-0003-0913-7225
  • Danielle de Almeida Bressiani Agência Brasileira de Meteorologia - Climatempo
  • Maria Mercedes Gamboa-Medina Universidade de São Paulo
  • Camila Cossetin Ferreira Agência Brasileira de Meteorologia - Climatempo
  • Luiz Carlos Salgueiro Donato Bacelar Agência Brasileira de Meteorologia - Climatempo

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019881-906

Palavras-chave:

portos, hidrovias, hidrologia, hidrodinâmica, meteorologia, modelagem ambiental

Resumo

Apesar do grande potencial para o transporte aquaviário no Brasil, este modal ainda é pouco explorado. No entanto sua utilização para transporte de cargas, dados seus diferenciais competitivos (como menores custo e impactos ambientais, maior segurança e concentração de cargas), tem aumentado. Os recentes avanços da ciência, capacidade observacional e computacional no desenvolvimento de previsões ambientais mais confiáveis podem auxiliar no suporte à decisão e planejamento de operações ao longo de hidrovias e portos. Está sendo desenvolvida uma ferramenta de suporte ao planejamento e logística da navegação interior: PreHvia – Previsão Hidro-meteoceanográfica das vias fluviais e portos. Esta ferramenta web trará informações de previsão meteorológica e climática, assim como de vazão e cotas dos rios, e de altura d’água, corrente e onda na região próxima aos portos. Até o presente momento, o desenvolvimento da ferramenta é focado na região Amazônica, em especial para a hidrovia Tapajós-Amazonas e portos do Arquipélago da Ilha do Marajó, mas visiona a expansão para as demais hidrovias e portos brasileiros. Esse artigo discute as diversas metodologias e modelos numéricos, que estão sendo desenvolvidos e validados para previsões de tempo, clima, hidrológicas, hidrodinâmicas e oceânicas, assim como os resultados preliminares, dificuldades encontradas,  os próximos passos e oportunidades para desenvolvimentos futuros. A ferramenta PreHvia é formada por quatro módulos principais: com modelos atmosférico e climático regionais, modelo hidrológico da bacia do Tapajós-Amazonas, modelo hidrodinâmico do Arquipélago de Marajó e modelo de ondas da região costeira e do Arquipélago de Marajó. Os diferentes modelos são acoplados formando um sistema de previsão de variáveis ambientais para os próximos dias, além do monitoramento e de uma climatologia e estatísticas que irão permitir o planejamento a longo prazo. A ferramenta fornecerá informações essenciais para um bom planejamento e operações eficientes, com maior segurança e menor riscos nas hidrovias e portos do país.

Biografia do Autor

  • Aline Olivas Kaji, Agência Brasileira de Meteorologia - Climatempo
    Aline Kaji é formada em oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem mestrado em engenharia costeira pela Universidade de Tecnologia de Delft (TUDelft). Atua na área de modelagem hidrodinâmica e ambiental de áreas costeiras e possui ampla experiência na aplicação de modelos como Delft3D, SWAN, SWASH e Xbeach para avaliar o design e manutenção de estruturas costeiras, como quebra-mares, portos e projetos de manejo de erosão de praias. Em 2013 trabalhou como pesquisadora na TUDelft em projetos de engenharia costeira relacionados ao conceito de construções sustentáveis. Entre 2014 e 2017, trabalhou na empresa holandesa de engenharia Witteveen+Bos em diferentes projetos internacionais relacionados à engenharia costeira e modelagem hidrodinâmica. Desde janeiro de 2018, Aline trabalha na Climatempo desenvolvendo uma ferramenta de previsão meteo-oceanográfica para auxílio à navegação e logística de portos da hidrovia do Amazonas-Tocantins.

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Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

Artigos V Cidesport

Como Citar

MODELAGEM HIDRO-METEOCEANOGRÁFICA PARA VIAS FLUVIAIS E PORTOS - PREHVIA. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(1), 881-906. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019881-906

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