CONTRIBUIÇÕES DO PLANO AGRICULTURA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL MAIS SUSTENTÁVEL NO ESTADO DA BAHIA – BRASIL

Autores

  • Rafael Borges Navarro Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Frederico Monteiro Neves Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020263-282

Palavras-chave:

Mudanças climáticas, Políticas públicas, Agropecuária, Sustentabilidade, Plano ABC.

Resumo

No contexto das negociações da Convenção do Clima da ONU, o Brasil estabeleceu no ano de2009 aPolítica Nacional de Mudanças Climáticas. Entre seus planos setoriais está o Plano para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), que visa aumentar a fixação de gases de efeito estufa (GEE) na vegetação e no solo. Este Plano tem potencial de alterar os territórios, pois propõe práticas orientadas para critérios de sustentabilidade na agropecuária. O objetivo deste trabalho foi analisar as potencialidades e limitações da execução do Plano ABC em contribuir com o desenvolvimento territorial sustentável no estado da Bahia. Para tanto, realizou-se pesquisa junto as principais instituições financeiras do programa ABC, além de pesquisa bibliográfica e documental para espacialização e análise dos dados. Os resultados indicam que a execução dos recursos do ABC na Bahia ocorre prioritariamente nos territórios com maior dinamismo econômico, restando a maior parte do estado com baixo acesso a estes recursos e, consequentemente, a possibilidade de acesso a técnicas fomentadoras de uma agropecuária com menor intensidade de carbono.

Biografia do Autor

Rafael Borges Navarro, Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharel interdisciplinar em Ciências. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Frederico Monteiro Neves, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR).

Downloads

Publicado

2020-07-17

Edição

Seção

Artigos