DIAGNÓSTICO DE ÁREAS VERDES EM ESCOLAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO

Autores

  • Jackeline Batista de Lima
  • Hugo Yuri Elias Gomes de Assis Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Lívia Poliana Santana Cavalcante Uniesp Centro Universitário http://orcid.org/0000-0002-1232-8180

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e120212-24

Palavras-chave:

Espaço Escolar, Levantamento arbóreo, Projeto Político Pedagógico, Prática pedagógica.

Resumo

As áreas verdes possibilitam a transformação socioambiental quando inseridas no espaço escolar. Assim, este trabalho buscou diagnosticar a existência de áreas verdes em escolas estaduais de uma cidade do sertão paraibano e reconhecer seu valor no desenvolvimento de atividades na promoção da Educação, utilizando a Educação Ambiental como instrumento sensibilizador. A pesquisa fundamentou-se na apreciação de documentos oficiais, observação direta, aplicação de checklist, levantamento arbóreo e mapeamento por geoprocessamento. Os resultados se apresentam numa análise crítica da atuação do Plano Diretor e do Código de Meio Ambiente do Município de Cajazeiras – PB diante as áreas verdes, diagnóstico de distribuição desses espaços nas escolas públicas estaduais, bem como apresenta suas contribuições e fragilidades no aperfeiçoamento da prática pedagógica perante o PPP. De acordo com os dados obtidos, concluiu-se a real necessidade de atividades voltadas a educação ambiental e que essas podem se dar através da utilização das áreas verdes mediante o planejamento escolar.

Biografia do Autor

Jackeline Batista de Lima

Especialista em Ciências Ambientais. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Hugo Yuri Elias Gomes de Assis, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFRN. Bacharelado em Ecologia.

Lívia Poliana Santana Cavalcante, Uniesp Centro Universitário

Doutora e Mestra em Recursos Naturais pela UFCG. Graduada em Ciências Biológicas e Gestão Ambiental. Professora e Orientadora.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Artigos