CENÁRIO TENDENCIAL DE COMPROMETIMENTO HÍDRICO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO MATEUS - ES

Autores

  • Lorena Gregório Puppin Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH)
  • Bruno Pertele Vaneli Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Luana Lavagnoli Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-1366-0994
  • Rafael Rezende Novais Celulose Nipo Brasileira (CENIBRA)

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019172-192

Palavras-chave:

Demanda hídrica. Disponibilidade hídrica. Gestão de recursos hídricos

Resumo

Nesse estudo analisou-se o cenário tendencial do comprometimento hídrico na porção capixaba da bacia hidrográfica do rio São Mateus, norte do Espírito Santo. Para isso foi estimada a disponibilidade hídrica da bacia a partir de equações de regionalização e foram levantadas as demandas hídricas dos seus principais setores usuários de água. Para análise do comprometimento hídrico utilizou-se o índice Water Exploitation Index (WEI). Como resultado, verificou-se uma predominância do uso de água com fins de irrigação em toda a bacia, cujo percentual de uso alcançou valores da ordem de 98% nas porções média e alta da bacia. Quanto ao índice WEI, observou-se atualmente uma situação preocupante em determinadas porções da bacia, com 17,4% da disponibilidade hídrica já comprometida com as atuais demandas. A tendência para o horizonte de 20 anos será de agravamento do comprometimento hídrico, com essa relação chegando a 20,5%. Diante o cenário exposto, identificaram-se áreas prioritárias para investimento em medidas de gerenciamento da demanda dos recursos hídricos, principalmente para o setor de irrigação, indicando a necessidade de utilização de técnicas mais eficientes do uso da água e da adoção de outros instrumentos de gestão, como a outorga coletiva, de forma a alcançar a sustentabilidade hídrica da bacia.

Biografia do Autor

  • Lorena Gregório Puppin, Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH)
    Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisadora na Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH).
  • Bruno Pertele Vaneli, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
    Doutorando no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Luana Lavagnoli Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rafael Rezende Novais, Celulose Nipo Brasileira (CENIBRA)
    Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - Universidade de São Paulo (USP). Analista Ambiental em Celulose Nipo Brasileira (CENIBRA).

Downloads

Publicado

2019-10-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CENÁRIO TENDENCIAL DE COMPROMETIMENTO HÍDRICO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO MATEUS - ES. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(3), 172-192. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019172-192

Artigos Semelhantes

1-10 de 1274

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)