DELIMITAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE APP ATRAVÉS DO USO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG): O CASO DAS APP’S NOS CURSOS DE ÁGUA DA SUB-BACIA DO LAJEADO PARDO, NOROESTE DO RS
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e32018640-649Palavras-chave:
Bacia hidrográfica. Áreas de Preservação Permanente. Sistema de Informações Geográficas.Resumo
O uso de tecnologias como o Sistema de Informação Geográfica (SIG) tem eficácia na identificação e no controle de áreas específicas e podem ser implementadas em curto prazo em diferentes escalas. A utilização destas tecnologias vem crescendo rapidamente em todo o mundo, uma vez que ela possibilita um melhor gerenciamento de informações tornando possível analisar as mudanças ou problemas que ocorrem em um determinado local, permitindo a tomada de decisão em áreas de grande complexidade. O presente estudo utilizou o software Quantum GIS (QGIS) o qual é uma ferramenta do sistema de informação geográfica, para delimitar e caracterizar as Áreas de Preservação Permanente (APP) de uma sub-bacia do Lajeado Pardo, localizada entre os municípios de Frederico Westphalen e Taquaruçu do Sul no estado do Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.