INOVAÇÃO NAS EMPRESAS EXPORTADORAS DE TUBARÃO: PRÁTICAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Ivone Junges Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Renata Goulart Fernandes Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Micheli Schwengber Itagres - Revestimentos Cerâmicos
  • Rogério Santos da Costa Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Álvaro José de Souto Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Rodney Wernke Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019318-343

Palavras-chave:

Inovação. Gestão Sustentável. Empresas Exportadoras.

Resumo

A economia brasileira cresce impulsionada pelo mercado interno e o comércio com os países emergentes. Entretanto, a maior parte dos produtos exportados são commodities do agronegócio e da extração mineral. Com isso, não se descarta que mesmo para produtos com baixo valor agregado, a gestão estratégica e a inovação são fundamentais para alavancar os ganhos tanto para o exportador e a cadeia produtiva importadora quanto para a conjuntura social e econômica, que dessa forma, conseguem usufruir de inovação e tecnologia. O estudo exploratório realizou um diagnóstico preliminar para futuras pesquisas e para o aprimoramento das empresas exportadoras que estão instaladas na cidade de Tubarão, Santa Catarina. Pesquisa quantitativa e qualitativa, mensurou alguns dados secundários coletados no conjunto das empresas do programa governamental de apoio às exportações (MDIC, SECEX, CAMEX, entre outros), totalizando 11 empresas estudadas, e realizadas sete entrevistas com os principais gestores das empresas instaladas na cidade de Tubarão, no período de dezembro de 2012 a maio de 2013; observações de campo e análise de conteúdo; atualizações em 2018 e 2018. Também foram entrevistados dirigentes de três entidades envolvidas com exportação na cidade. Identificou-se que o principal motivo que leva as empresas a adotar estratégias de sustentabilidade é a diminuição dos gastos, explicitado na preocupação em reaproveitar a água, materiais utilizados durante o processo produtivo etc.

Biografia do Autor

  • Ivone Junges, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

    Grupo de Pesquisas em Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas - GRUPEM

    Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora da Universidade do Sul de Santa Catarina. Linhas de pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Competitividade, Desenvolvimento Regional, Arranjos Produtivos Locais.

  • Renata Goulart Fernandes, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

    Grupo de Pesquisas em Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas - GRUPEM

    estranda em Ciências Ambientais pela UNISUL, especialista em gestão de Negócios Internacionais e Bacharel em Relações Internacionais. É docente na UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, no curso de Relações Internacionais, atuando com disciplinas voltadas ao comércio exterior e negócios internacionais. Atua como Assistente de atendimento na Agência do SEBRAE de Tubarão. 

  • Micheli Schwengber, Itagres - Revestimentos Cerâmicos

    Internacionalista formada pela Unisul.

    Atua no comércio internacional.

     

  • Rogério Santos da Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

    Grupo de Pesquisa Interdisciplinar e do Grupo de Pesquisas em Dinâmicas Globais e Regionais.

    Doutor em Ciência Política (Política Internacional) pela UFRGS, Mestre em Administração (Políticas e Planejamento Governamental) e Bacharel em Ciências Econômicas, ambos pela UFSC. Linhas de pesquisa: ciência política, desenvolvimento regional.

  • Álvaro José de Souto, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
    Professor de Negócios em cursos de graduação e pós-graduação, graduado em Marketing e em Relações Internacionais. Especialista em Gestão de Pessoas, mestre em Administração. Linhas de pesquisa: gestão estratégica e comércio internacional.
  • Rodney Wernke, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

    Grupo de Pesquisas em Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas - GRUPEM

    Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1992), Especialização em Gerência de Custos/UNISUL, Especialização em Contabilidade/UNISUL, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Autor de livros em custos. Linhas de pesquisa: Análise de custos, desempenho organizacional e orçamento empresarial.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INOVAÇÃO NAS EMPRESAS EXPORTADORAS DE TUBARÃO: PRÁTICAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(2), 318-343. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019318-343

Artigos Semelhantes

1-10 de 899

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.