ANÁLISE DE INDICADORES DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DAS CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS TOYOTA NO ESTADO DE SANTA CATARINA APÓS A CERTIFICAÇÃO ISO 14001

Autores

  • Gabriela Elvira Goellner Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC.
  • Rafael Feyh Jappur Faculdade Senac Florianópois
  • Geisa Percio Prado Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC.

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e1201960-77

Palavras-chave:

Indicadores ambientais, ISO 14001, Ecoeficiência, Concessionárias de veículos.

Resumo

As empresas buscam nas certificações ambientais o reconhecimento do trabalho em relação aos compromissos ambientais assumidos. Neste âmbito, entende-se que o para um sistema de gestão ambiental seja sustentável, precisa atingir um desempenho financeiro saudável, ainda mais, quando o sistema exige investimentos para a sua certificação. O objetivo deste trabalho foi analisar o retorno financeiro de três indicadores dos sistemas de gestão ambiental das concessionárias de veículos da Toyota no estado de Santa Catarina, sendo estes o consumo de energia elétrica, consumo de água e geração de resíduos classe I. Os procedimentos metodológicos adotados para a coleta de dados foi composta preponderantemente da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, como parte prática para o levantamento de dados (uso de protocolos, questionários e de fichas técnicas para anotações e registros de campo). Os resultados alcançados demonstraram que as empresas pesquisadas apresentaram resultados positivos nos três indicadores ressaltados após a certificação dos sistemas de gestão ambiental em conformidade com a ISO 14001:2015.

Biografia do Autor

Gabriela Elvira Goellner, Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC.

Possui graduação em Administração pela Faculdade Empresarial de Chapecó - UCEFF (2009), pós gradução em Gestão da Produção e Logística pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECO (2011). Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC (2014), MBA em Gestão Ambiental, Auditoria e Perícia Ambiental, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC. Auditora Líder em Meio Ambiente - ISO 14001, pela Bureau Veritas (2014).

Rafael Feyh Jappur, Faculdade Senac Florianópois

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC – Área de concentração em Gestão Ambiental. Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-RS. Especialização em Gestão para a Qualidade do Meio Ambiente pela PUC-RS. Especialização em Didática da Educação Superior pelo SENAC-SC. Pós-técnico em Controle e Monitoramento Ambiental pela Escola Técnica e Centro de Ecologia UFRGS. Possui formação como Auditor Líder em Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001 pela A.T.S.G. Possui Formação de Auditor Interno de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 pela Det Norske Veritas – DNV e MAESTRIA. Endereço para acessar o curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2242336563549358

Geisa Percio Prado, Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC.

Bióloga, especialista em Diagnóstico Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas, especialista em Didática da Educação Superior e Docência na Saúde. Mestre em Ciências Ambientais. Doutora em Ciências Biológicas. Atua como docente e com consultoria ambiental e educacional. Atua na elaboração e execução de projetos ambientais e educacionais.

Downloads

Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

Artigos