PROJETO DE EXPANSÃO SERVIÇO AEROMÉDICO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Ricardo Gambaroni PM/SP

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e02018423-446

Palavras-chave:

Aviação de Segurança. Salvamento. Bases aeromédicas.

Resumo

A atuação da Aviação de Segurança Pública, ramo da Aviação Policial e dos Corpos de Bombeiros Militares presentes em todos os Estados Brasileiros (com diferentes denominações e estruturas organizacionais), mas baseando-se exclusivamente no modelo paulista, iniciado em 15 de agosto de 1984 e realizando missões de Resgate Aeromédico de maneira sistêmica a partir de 1988. Com esse enfoque foi abordada a atuação da Aviação de Segurança Pública, ramo da Aviação Policial e dos Corpos de Bombeiros Militares presentes em todos os Estados Brasileiros e realizando missões de Resgate Aeromédico de maneira sistêmica a partir de 1988. O salvamento de pacientes politraumatizados, exige materiais, equipamentos e equipes múltiplas e multidisciplinares, organizadas e experientes que devem abordar as vítimas rápida e eficientemente. A organização do sistema de saúde, com a regionalização de centros capazes de atender e dar continuidade ao processo iniciado na cena do acidente. Apresentou-se projeto de expansão, com base nas premissas desenvolvidas pelo Governo Alemão e ADAC, visando a ampliação de 40 bases aeromédicas para o Estado de São Paulo, em modelo sustentável e com parcerias, visando reduzir o número de mortes traumáticas nas estradas e, como resultado colateral esperado, melhorar e ampliar a cobertura médica no Estado, reduzindo-se perdas com longas recuperações que possam ser mitigadas por um competente e rápido atendimento inicial.

Biografia do Autor

  • Ricardo Gambaroni, PM/SP
    Piloto Policial da 4ª Turma de Pilotos do GRPAe da Polícia Militar do Estado de São Paulo, 1993, com Curso de Instrutor de Helicópteros na FAB (1º /11º GAv) e Especialização em Aviação Policial no Reino Unido (International Police Aviation Training School), em Gloucestershire, e em Combate a Incêndios Florestais, no Exército e Defesa Civil Franceses. Mestre e Doutor em Ciências Policiais pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Mestre em Tecnologia pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

PROJETO DE EXPANSÃO SERVIÇO AEROMÉDICO NO ESTADO DE SÃO PAULO. (2018). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 7, 423-446. https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e02018423-446

Artigos Semelhantes

1-10 de 1252

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.