EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INOVAÇÃO SOCIAL: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE PUBLICA MUNICIPAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018447-466

Palavras-chave:

Extensão universitária. Inovação social. Universidade. Comunidade.

Resumo

Dentro do tripé ensino-pesquisa-extensão, a extensão universitária demanda e propicia uma participação ativa do estudante, vivenciando na prática os seus estudos por meio da oportunidade de atuar efetivamente como agente social na comunidade em que está inserido No sentido de interligar transferência de conhecimento, vivência prática de acadêmicos e demandas comunitárias, esta pesquisa tem o objetivo de identificar e descrever programas e projetos de extensão em uma universidade pública municipal que possuem características de inovação social. Para atender ao objetivo proposto, optou-se por estudo exploratório e descritivo, com corte transversal, na abordagem de pesquisa qualitativa. Para a análise dos dados, este estudo utilizou a técnica de análise de conteúdo, a categorização. Foram analisados 7 programas ou projetos de extensão, na proporção de um programa ou projeto para cada centro de estudo da universidade. Como resultado, evidencia-se, por meio da análise dos dados coletados e categorizados, que os programas ou os projetos de extensão analisados apresentam indícios de possuírem ocorrências de inovação social, considerando-se, especialmente: a) as motivações que suplantaram o início de cada um deles; b) suas finalidades, pautadas no atendimento pontual de lacunas, do mercado e do governo, no atendimento de demandas sociais; e c) seus resultados, considerando-se as novas redes de relacionamentos constituídas, que nasceram com o programa ou os projetos de extensão estudados neste trabalho. O estudo sugere incremento de pesquisas relacionadas à temática em pauta e alvitra a inclusão de estratégias de inovação social e investimentos em centros de inovação social em universidades. 

Biografia do Autor

Adriana Maria Reiter Bachmann, FURB

¹ Graduada em Administração pela Universidade Regional de Blumenau, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Mestre em Administração, Programa de Pós Graduação em Administração. Realizou estágio remunerado no período de 6 meses na empresa Disneyland (Ananhein, EUA). Professora substituta na Universidade Regional de Blumenau nas disciplinas de Análise Financeira e Orçamentária e Análise de Investimentos. Professora das disciplinas de Economia e Mercado e Análise de Investimentos no SENAC Santa Catarina. ORCID ID
http://orcid.org/0000-0002-2352-8671
. E-mail: adriana@apsarabrasil.com.br

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Publicado

2018-02-19

Edição

Seção

Artigos