O CASO DA CONTAMINAÇÃO DAS ÁREAS DO ENTORNO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Celso Romanel PUC RIO
  • Mariana Veslaco Gomes de Almeida PUC RIO
  • Rogério Ribeiro de Oliveira PUC RIO
  • Sirley de Fátima dos Santos de Melo PUC RIO

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018100-117

Palavras-chave:

contaminação, zona portuária, uso e ocupação do solo.

Resumo

A contaminação dos solos e das águas subterrâneas, por envolver recursos naturais vitais, tanto para a produção de alimentos quanto para a manutenção do equilíbrio do ecossistema, tem sido objeto de discussão nas instâncias acadêmicas e profissionais. Deste modo, com a crescente geração de impactos ambientais que provocam a poluição e consequente contaminação desses recursos naturais, especialmente, nos grandes centros urbanos, torna-se fundamental analisar as mudanças de uso e ocupação do solo, investigar as causas e as respectivas consequências para verificar a influência do uso e ocupação do solo na composição do cenário. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as características históricas e atuais da Zona Portuária da Cidade do Rio de Janeiro, incluindo as áreas adjacentes do Porto Maravilha, para verificar se o uso e ocupação do solo ao longo do tempo influenciaram nas condições de poluição e contaminação da área em estudo. Foi utilizado o método de Pesquisa Bibliográfica por meio de teses, dissertações, artigos científicos e relatórios técnicos que permitiram a realização do levantamento dos dados históricos do uso e ocupação do solo, com partes de Pesquisa Descritiva e visitas técnicas a quatro áreas que permitiram a caracterização das condições atuais, fatos que embasaram um Estudo de Caso. Os resultados demonstraram que as contaminações encontradas na Zona Portuária da Cidade do Rio de Janeiro são passivos ambientais antigos. Conclui-se que a área em estudo deve ser submetida a tratamento uma vez que esse passivo ambiental tende a gerar outros impactos significativos que podem afetar a saúde e o bem estar da população do entorno e dos usuários dos serviços públicos inseridos nessa localidade. Ao término, apresenta-se uma proposta de mitigação e recuperação das áreas afetadas.

Biografia do Autor

  • Celso Romanel, PUC RIO

    Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná(1974), mestrado em Engenharia Civil pela University of Arizona(1987), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1981) e doutorado em Engenharia Civil pela University of Arizona(1989). Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

  • Mariana Veslaco Gomes de Almeida, PUC RIO
    Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC Rio. 
  • Rogério Ribeiro de Oliveira, PUC RIO

    Professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doc no Instute of Social Ecology (Viena, Áustria). Suas áreas de pesquisa combinam história ambiental, ecologia histórica e ecologia de plantas. Sua pesquisa centra-se na história da paisagem, dimensões humanas da biodiversidade e história da floresta.

  • Sirley de Fátima dos Santos de Melo, PUC RIO
    Engenheira Ambiental,Engenheira de Segurança do Trabalho, MBA em Gerenciamento de Projetos, MBA em Liderança e Gestão, Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental. Trabalho na Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas e Coordenou o SMS na Construção Civil de grandes empreendimentos.

Downloads

Publicado

2018-02-19

Edição

Seção

Artigos V Cidesport

Como Citar

O CASO DA CONTAMINAÇÃO DAS ÁREAS DO ENTORNO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO. (2018). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 7(1), 100-117. https://doi.org/10.19177/rgsa.v7e12018100-117

Artigos Semelhantes

1-10 de 463

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.