AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELOS RUÍDOS SONOROS PROVENIENTES DO AEROPORTO DE GUARULHOS: IMPACTOS NEGATIVOS AO HOMEM E AO MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017634-650Palavras-chave:
Ruídos Sonoros, Sustentabilidade Ambiental, Aeronaves, Meio Ambiente.Resumo
Este estudo de caso tem como temática a “Avaliação do Impacto Ambiental causado pelos ruídos sonoros provenientes do aeroporto de Guarulhos: Impactos Negativos ao Homem e ao Meio Ambiente”. Realizou-se uma contextualização teórica tomando-se alguns autores como Fernandes (2002), Gonçalves (2008) e Berglund (1999). O objetivo principal foi avaliar o impacto ambiental causado pelos ruídos sonoros provocados pela operação de aeronaves no entorno do Aeroporto de Guarulhos. Os objetivos específicos foram descrever a atual situação em relação aos ruídos sonoros provenientes das operações aéreas no aeroporto de Guarulhos, descrever relatos da Infraero sobre o assunto, propor um sistema de controle de ruídos sonoros e etc. Durante a pesquisa, analisando de perto a atual situação, detectou-se que, realmente, os ruídos são prejudiciais ao homem e principalmente ao meio ambiente e que a população sofre todos os dias com essa situação, mas também se sente impotente no sentido de contribuir para a resolução do problema. É interessante ressaltar o descaso dos órgãos competentes com relação a esses ruídos sonoros, pois, apesar de boa parte da responsabilidade ser das companhias aéreas que, em sua maioria, operam com aeronaves barulhentas e antigas, é visível que não há nenhum interesse, projeto, rigorosa fiscalização e autuação passível de multa para que esse problema diminua com tempo. Obviamente, é um processo trabalhoso que requer parceria entre as entidades Federais, Municipais e Estaduais, pois reporta-se a centenas de aeronaves pousando e decolando 24 horas por dia, mas se houver um projeto, é um problema que pode sim ser solucionado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.