AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELOS RUÍDOS SONOROS PROVENIENTES DO AEROPORTO DE GUARULHOS: IMPACTOS NEGATIVOS AO HOMEM E AO MEIO AMBIENTE

Autores

  • Jaqueline Rosolem Unisul
  • Jairo Afonso Henkes Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017634-650

Palavras-chave:

Ruídos Sonoros, Sustentabilidade Ambiental, Aeronaves, Meio Ambiente.

Resumo

Este estudo de caso tem como temática a “Avaliação do Impacto Ambiental causado pelos ruídos sonoros provenientes do aeroporto de Guarulhos: Impactos Negativos ao Homem e ao Meio Ambiente”. Realizou-se uma contextualização teórica tomando-se alguns autores como Fernandes (2002), Gonçalves (2008) e Berglund (1999). O objetivo principal foi avaliar o impacto ambiental causado pelos ruídos sonoros provocados pela operação de aeronaves no entorno do Aeroporto de Guarulhos. Os objetivos específicos foram descrever a atual situação em relação aos ruídos sonoros provenientes das operações aéreas no aeroporto de Guarulhos, descrever relatos da Infraero sobre o assunto, propor um sistema de controle de ruídos sonoros e etc. Durante a pesquisa, analisando de perto a atual situação, detectou-se que, realmente, os ruídos são prejudiciais ao homem e principalmente ao meio ambiente e que a população sofre todos os dias com essa situação, mas também se sente impotente no sentido de contribuir para a resolução do problema. É interessante ressaltar o descaso dos órgãos competentes com relação a esses ruídos sonoros, pois, apesar de boa parte da responsabilidade ser das companhias aéreas que, em sua maioria, operam com aeronaves barulhentas e antigas, é visível que não há nenhum interesse, projeto, rigorosa fiscalização e autuação passível de multa para que esse problema diminua com tempo. Obviamente, é um processo trabalhoso que requer parceria entre as entidades Federais, Municipais e Estaduais, pois reporta-se a centenas de aeronaves pousando e decolando 24 horas por dia, mas se houver um projeto, é um problema que pode sim ser solucionado.

Biografia do Autor

Jaqueline Rosolem, Unisul

Acadêmica do CST em Gestão Ambiental da Unisul Virtual. 

Jairo Afonso Henkes, Unisul

Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural. Engenheiro Agrônomo. Professor do Curso de Administração, do Curso de Ciências Aeronáuticas, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unisul. Professor do Curso Superior de Tecnologia do Transporte Aéreo-Aerotd.  

 

Downloads

Publicado

2017-11-09

Edição

Seção

Estudos de Caso